Ícone do site Revista da Farmácia

Anvisa aprova medicamento para dermatite atópica moderada e grave

AbbVie tem tratamento para dermatite atópica aprovado

Foto: shutterstock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]


A AbbVie anunciou que a Anvisa aprovou o RINVOQ (upadacitinibe), um inibidor oral seletivo e reversível de JAK, para o tratamento de dermatite atópica moderada a grave. O produto poderá ser usado em pacientes adultos e adolescentes a partir de 12 anos.

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica e não transmissível que se manifesta por pele seca, erupções cutâneas, coceira intensa e formação de crostas. Marco Paschoalin, diretor médico da AbbVie no Brasil, dá mais detalhes: “A dermatite atópica causa um grande impacto físico, psicológico e econômico nos pacientes, principalmente àqueles que apresentam as formas moderadas a grave da doença. Por isso, este é um marco importante em nossa busca para transformar o cuidado da dermatite atópica no Brasil”.

A aprovação foi baseada em um dos maiores programas de estudos clínicos de Fase 3 em dermatite atópica, que reuniu mais de 3,5 mil pacientes candidatos à terapia sistêmica com a doença moderada a grave. Durante os estudos, os efeitos adversos comumente reportados com RINVOQ – em menos de 5% dos pacientes – foram acne (15,1%), herpes simples (8,4%) e dor de cabeça (6,3%).

Veja também: Aché desenvolve tratamento para ansiedade e estresse pós-traumático

Sair da versão mobile