Ícone do site Revista da Farmácia

Anvisa aprova tratamento para hemofilia A

Foto: shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento HEMCIBRA (emicizumabe), da Roche Farma Brasil. Ele é indicado para o tratamento de hemofilia A em pessoas sem inibidores ao fator VIII de coagulação, o que representa a maior parcela de pacientes com o distúrbio da coagulação – cerca de 11,5 mil pessoas têm hemofilia, e 80% delas são tipo A.

O medicamento tem um mecanismo de ação indicado para profilaxia de rotina, ajudando a prevenir ou reduzir a frequência de sangramentos em adultos e crianças. É a primeira inovação no mercado para hemofilia em 20 anos.

Segundo o estudo HAVEN 3, que avaliou adolescentes a partir de 12 anos e adultos, e foi a base da aprovação da Anvisa, emicizumabe apresentou redução do número de sangramentos em 96%, quando comparados a pacientes sem inibidores ao fator VIII que não realizaram o tratamento para prevenção de hemorragias.

O medicamento reduziu em 68% a taxa anual de sangramento em comparação com a profilaxia anterior com FVIII. Outra vantagem é a possibilidade de administração subcutânea uma vez por semana. Em comparação com a administração profilática dos tratamentos disponíveis atualmente – intravenosa e, pelo menos, três vezes por semana –  o impacto do emicizumabe é muito menor.

“É de extrema importância disponibilizarmos uma opção de terapia eficaz na prevenção e redução da frequência de episódios hemorrágicos com administração mais cômoda e com perfil de segurança adequado”, afirma o diretor médico da Roche Farma Brasil, Lenio Alvarenga.

Sair da versão mobile