Ícone do site Revista da Farmácia

Inalador de sal oral que trata os pulmões está sendo testado no Brasil

Inalador de sal oral está sendo testado no Brasil

Foto: Divulgação

Durante a pandemia, a saúde respiratória das pessoas vem sendo bastante afetada, já que a maioria dos infectados desenvolveu algum tipo de infecção que afetou os pulmões. Por esse motivo, a Liita Care, empresa de desenvolvimento tecnológico de origem dinamarquesa, pretende lançar no Brasil em breve o Breathox, um inalador over-the-counter (sem necessidade de prescrição).

O produto vem alcançando boa aceitação em outros países, já sendo utilizado na Dinamarca e passando por testes comerciais no Reino Unido, Polônia e Alemanha. Recentemente, foi regulamentado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

O Breathox fornece inalação de partículas de sal (cloreto de sódio) para todo o trato respiratório, incluindo os pulmões, o que o diferencia de outros produtos, como sprays nasais e orais, que atuam apenas nas partes superiores das vias aéreas. O inalador é recomendado para doenças pulmonares crônicas, como a bronquite.

Martin Ohrt, fundador e CEO da Liita, diz que a chegada da empresa ao Brasil é apoiada pela liderança mundial do País em pesquisas sobre os efeitos antivirais do cloreto de sódio: “O Brasil conta com excelentes cientistas pulmonares, com acesso a um grande número de pacientes, tornando os estudos clínicos confiáveis e eficazes em sua execução. Por isso, foi natural que a Liita investisse nossos recursos no País”.

Segundo ele, os estudos in vitro já concluídos no Brasil mostram ação antiviral. O resultado está atualmente aguardando confirmação por ensaios clínicos conduzidos por cientistas da Unesp. A expectativa é que o produto esteja disponível para consumo ainda em 2022.

Veja também: Surto de gripe reforça alerta sobre uso abusivo de antimicrobianos

Sair da versão mobile