7 dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Foto: yanalya (freepik.com)
Publicidade

A taxa de desemprego vem constantemente sofrendo variações nos últimos anos. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quarta-feira (27/02), o número de desocupados chegou a 12% da população no trimestre móvel encerrado em janeiro. O valor, equivalente a 12,7 milhões de pessoas, é o maior desde agosto de 2018.

A empresa de recrutamento especializado em profissionais técnicos e de suporte à gestão Page Personnel também fez um levantamento, em dezembro de 2018, para indicar o tempo médio em que uma pessoa leva para se recolocar no mercado.

Segundo o gerente executivo Ricardo Ribas, há muitas vagas congeladas ou fechadas, além do fato de os processos de contratação terem se tornado mais longos, o que acaba deixando um número maior de profissionais disponíveis e sem emprego. Ele explica que há casos em que a espera por um novo emprego dura de seis meses a um ano.

Outro dado importante divulgado pelo IBGE é o número de pessoas que trabalha por conta própria. O total chegou a 23,9 milhões – 1,2% mais do que em relação ao trimestre fechado em dezembro de 2018.

Com o intuito de ajudar pessoas que estejam nesta fase de transição profissional, a publicitária e escritora Claudia Taulois criou a rede social Engaging – Estamos Juntos. Dessa forma, quem entra no site encontra apoio e meios para reconstruir o próprio projeto de vida.

Por este motivo, Claudia listou, a pedido da Revista da Farmácia, sete passos para quem está passando por esta fase:

– Fazer cursos de reciclagem;

– Estar atualizado nos temas gerais e nos relacionados a área de atuação;

– Atualizar o perfil do LinkedIn e o CV, observando os padrões atuais; 

– Trabalhar o networking;

– Cuidar das questões emocionais para que não abalem a confiança e não prejudiquem a pessoa no processo de busca e nas entrevistas;

– Em relação ao LinkedIn e grupos, seguir pessoas da área para estreitar e aumentar as possibilidades de relacionamento;

– Interagir, mostrar interesse e dar contribuição em debates e discussões relacionadas ao tema.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Bandeira da Rede d1000 oferece diversos benefícios, como plano de saúde, plano odontológico, plano de carreira e seguro de vida.
Oportunidades contemplam candidatos de diversos níveis de escolaridade, incluindo estagiários, profissionais juniores e PcDs.
Marinheiros e recrutas participaram do Projeto Jovens do Futuro e aprenderam sobre os conceitos básicos de boas práticas farmacêuticas e ética profissional.
Farmacêuticos da rede participaram do primeiro treinamento sobre a atualização das normativas exigidas pela fiscalização do CRF-RJ e pela Vigilância Sanitária.
Entrevistas acontecerão de forma presencial, e a companhia oferece diversos benefícios, como plano de saúde, plano odontológico e telemedicina.
Bandeiras oferecerão diversos benefícios, como desconto em farmácia, plano de saúde e odontológico, seguro de vida e plano de carreira.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo