O Conselho Federal de Farmácia (CFF) informou que as matrículas para a etapa online do curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos, na modalidade habilitação como Responsável Técnico em serviços de vacinação (Teórico-Prático), se encerram no dia 28 de fevereiro de 2025. Após essa data, apenas os alunos matriculados terão acesso ao curso. Lembramos que o curso é totalmente gratuito e está disponível na plataforma edufarma.cff.org.br para farmacêuticos com registro ativo no Conselho Regional de Farmácia da jurisdição do interessado.
Leia: Drogaria Venancio realiza o primeiro congresso farmacêutico sobre vacinas
Farmacêuticos matriculados terão até 31 de maio de 2025 para completar a carga horária de 80 horas do curso e realizar a prova de conhecimentos. Os aprovados, ou seja, aqueles que obtiverem a pontuação mínima exigida, de 60%, terão a oportunidade de se matricularem na etapa prática, à medida que as turmas forem abertas, conforme informado no manual do curso. Quanto mais rápido os profissionais de uma região forem aprovados na etapa online, mais rápido o módulo prático será ofertado naquele polo.
Para estudantes – O curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos, na modalidade exclusivamente teórica (Teórico), com carga horária de 60h, continuará disponível na mesma plataforma para ser concluído até 31 de maio de 2025. Este curso é apenas de atualização e se destina a estudantes de Farmácia e farmacêuticos já habilitados como RTs em serviços de vacinação.
A coordenadora do curso, Josélia Frade, explica que a oferta dos cursos será interrompida para que o conteúdo possa ser atualizado e para permitir que sejam feitas adequações na plataforma de educação virtual do CFF.
Leia também: Anvisa proíbe a realização de autotestes em farmácias
O presidente do Conselho, Walter da Silva Jorge João, destaca que o curso é uma oportunidade para os farmacêuticos de todo o país. “Ao realizar a etapa online e conquistar a pontuação mínima exigida na prova, os colegas fazem a etapa presencial e já saem com o certificado para habilitação imediata como RT em serviços de vacinação. Sem dúvida, é um diferencial no currículo de qualquer profissional”.
Fonte: CFF