A farmacêutica Novartis, em parceria com o Instituto Sol, realizará, no dia 26 de abril, um encontro especial para celebrar o início do Programa de Mentoria do “Jovens Talentos”. O evento acontecerá na sede da Instituição Crescer Sempre, em Paraisópolis, das 8h às 10h, e contará com a presença dos CEOs da farmacêutica e da organização social, Sylvester Feddes e Bruna Waitman, além de Gilson Rodrigues, fundador da organização G10 Favelas. Estarão presentes também todos os jovens mentorados e os colaboradores da Novartis que atuarão como mentores ao longo do ciclo.

Ao longo da manhã, os diretores das instituições apresentarão o Programa de Mentoria e compartilharão os propósitos dessa nova etapa formativa. O encontro contará, ainda, com depoimentos inspiradores de ex-alunos do programa, que hoje seguem suas trajetórias em escolas técnicas e no mercado de trabalho. Para encerrar, será servido um café da manhã especial, promovendo um momento de conexão entre mentores e mentorados, fortalecendo vínculos e expectativas para o ciclo que se inicia.
A transição da escola para o mercado de trabalho é um momento crucial na vida dos estudantes, mas também repleto de desafios — como a dificuldade de acesso a oportunidades, a defasagem escolar e as incertezas sobre suas escolhas de carreira. Pensando nisso, a Novartis, em parceria com o Instituto Sol, criou o Jovens Talentos: um programa gratuito voltado a estudantes da rede pública, moradores de Paraisópolis, que desejam ingressar em escolas técnicas e construir um caminho de desenvolvimento profissional.
Com encontros presenciais realizados todos os sábados, ao longo de cinco meses, o programa oferece uma formação completa e transformadora, com foco no desenvolvimento de competências pessoais, acadêmicas e profissionais.
Por meio de aulas de projeto de vida, os jovens são incentivados a descobrir seus talentos, entender seus objetivos e traçar caminhos possíveis para o futuro. Além disso, recebem aulas de recomposição das aprendizagens de português e matemática para a preparação aos vestibulinhos das ETECs — Escolas Técnicas Estaduais —, com foco nas instituições que melhor se alinham ao perfil e às metas de cada estudante.
O programa também oferece mentoria profissional com executivos da Novartis — foram mais de 80 voluntários inscritos, que participarão de quatro encontros individuais com os jovens. Os mentores irão apoiar os estudantes na construção de seus projetos de vida, no conhecimento sobre o mercado de trabalho e na preparação para oportunidades futuras.
Ao final do ciclo, os participantes sairão prontos para conquistar suas vagas em escolas técnicas e para se candidatar a posições de jovem aprendiz — inclusive às que estiverem disponíveis na Novartis.
Para Bruna Waitman, diretora executiva do Instituto Sol, “é muito potente poder trabalhar com uma empresa como a Novartis e ter a possibilidade de mentoria e acesso ao programa de empregabilidade, porque faz muita diferença no fortalecimento da rede dos jovens e no acesso ao mercado de trabalho!”
A parceria entre a Novartis — farmacêutica global com a missão de reimaginar a medicina para melhorar e estender a vida das pessoas — e o Instituto Sol — organização sem fins lucrativos que abre portas para estudantes da rede pública acessarem melhores oportunidades de educação e empregabilidade — é um exemplo potente de como o setor social e o setor privado podem caminhar juntos pela transformação. A colaboração reforça o compromisso das instituições com a diminuição das desigualdades e a construção de um futuro mais justo.
“Na Novartis, acreditamos que a transformação social começa com a oportunidade. Somos uma empresa com a missão de reimaginar a medicina, mas entendemos que, para transformar a realidade, precisamos gerar impacto positivo para além da saúde. Apoiar a educação de jovens por meio deste programa é investir no desenvolvimento de futuros profissionais e líderes que, por sua vez, transformarão a sua realidade e a realidade do Brasil”, comenta Sylvester Feddes.
Minibio Bruna Waitman: Bruna Waitman é formada em Administração Pública pela FGV e atua como CEO do Instituto Sol, instituição privada sem fins lucrativos fundada com o objetivo de oferecer oportunidades para que jovens de baixa renda possam acessar seus sonhos por meio da educação. Foi responsável pela ampliação das escolas de tempo integral na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, passando de 300 para quase 2.500 unidades. Também coordenou a criação e implementação do Centro de Mídias da Educação de São Paulo e esteve à frente da Escola de Formação para Profissionais da Educação no estado.
Minibio Sylvester Feddes: Economista, é mestre em Ciência e Economia pela Universidade de Maastricht, na Holanda, e possui MBA com especialização em liderança organizacional pelo New York Institute of Technology – Old Westbury. Tem mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica, tendo atuado em diferentes países.
É um líder apaixonado e promotor da cultura corporativa, entendendo-a como um motor de crescimento organizacional. Possui um estilo de trabalho vibrante e colaborativo, promovendo a ética, a transparência, o empoderamento e o respeito à diversidade, posicionando esses valores como pilares fundamentais para nutrir as raízes de equipes de alta performance.
Ingressou na Novartis em 2008. Na companhia, atuou em diferentes cargos de liderança em diversas regiões. Foi presidente da Novartis Colômbia e, antes de assumir a liderança das operações brasileiras, era diretor comercial para a América Latina e o Canadá.
Leia também: Drogasmil anuncia vagas para subgerente farmacêutico