Mesmo com a crise gerada pela pandemia da Covid-19 ao longo de 2020, o setor de farmácia conseguiu aumentar o número de vendas e, concomitantemente, o número de contratações. As vendas online, por exemplo, cresceram 120,75% no ano passado segundo dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
De acordo com Carlos Favorito, gestor do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC) em São Gonçalo, Rio de Janeiro, diz que é importante ter profissionais competentes durante todo o processo de venda pelo e-commerce: “Seja presencial e/ou online, o fato é que o atendente de farmácia e o farmacêutico nunca foram tão solicitados no mercado de trabalho”.
A instituição contabilizou um aumento de 40% na procura pelo curso de Atendente de Farmácia em 2020. Só pela agência Cebrac Empregos, plataforma que encaminha estudantes e pais do CEBRAC para participação em processos seletivos em farmácias, laboratórios, farmácias em hospitais e outros, foram mais de mil pessoas empregadas no setor.
Levando em consideração a alta procura pelas farmácias, Jefferson Vendrametto, especialista em educação e diretor do CEBRAC, cita cinco competências para atuar no campo.
1 – Atenção à sua saúde mental e a do cliente
Com a pandemia, houve um aumento no número de pessoas ansiosas e depressivas – segundo pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), só no Brasil, 80% da população sofre com ansiedade e 68% apresentam sintomas de depressão.
É importante não negligenciar as próprias emoções, fazer terapia caso seja necessário e ter o conhecimento adequado dos medicamentos que auxiliam nas questões mentais.
2 – Qualificação
Seja para conseguir uma nova colocação no mercado e/ou migrar de carreira, os farmacêuticos e demais colaboradores deverão se especializar e buscar cada vez mais conhecimento por meio de cursos.
3 – Conhecimento em cosmetologia e primeiros socorros
Para atuar no nicho farmacêutico é preciso saber realizar os primeiros socorros, podendo antecipar qualquer atendimento emergencial. Além disso, a parte de cosméticos, bem-estar e perfumaria são carros-chefes nas vendas.
Além dos conteúdos sobre saúde e corpo humano, é preciso conhecer técnicas de vendas e itens que favoreçam a qualidade de vida das pessoas.
4 – Orientação sobre saúde
É preciso orientar as pessoas sobre a importância das práticas de saúde no dia a dia, incluindo práticas regulares de exercício, ingestão de água e uso racional de medicamentos.
5 – Uso de tecnologia
O uso de tecnologia para facilitar o trabalho e o aprendizado já é parte fundamental da sociedade. Aplicativos, plataformas e até mesmo inteligência virtual vieram para ficar. Por isso, é preciso estar por dentro do que está sendo usado.
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