Setor de farmácia expande e aumenta número de oportunidades

Novas oportunidades para setor de farmácia
Foto: freepik

Mesmo com a crise gerada pela pandemia da Covid-19 ao longo de 2020, o setor de farmácia conseguiu aumentar o número de vendas e, concomitantemente, o número de contratações. As vendas online, por exemplo, cresceram 120,75% no ano passado segundo dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

De acordo com Carlos Favorito, gestor do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC) em São Gonçalo, Rio de Janeiro, diz que é importante ter profissionais competentes durante todo o processo de venda pelo e-commerce: “Seja presencial e/ou online, o fato é que o atendente de farmácia e o farmacêutico nunca foram tão solicitados no mercado de trabalho”.

A instituição contabilizou um aumento de 40% na procura pelo curso de Atendente de Farmácia em 2020. Só pela agência Cebrac Empregos, plataforma que encaminha estudantes e pais do CEBRAC para participação em processos seletivos em farmácias, laboratórios, farmácias em hospitais e outros, foram mais de mil pessoas empregadas no setor.

Levando em consideração a alta procura pelas farmácias, Jefferson Vendrametto, especialista em educação e diretor do CEBRAC, cita cinco competências para atuar no campo.

1 – Atenção à sua saúde mental e a do cliente

Com a pandemia, houve um aumento no número de pessoas ansiosas e depressivas – segundo pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), só no Brasil, 80% da população sofre com ansiedade e 68% apresentam sintomas de depressão.

É importante não negligenciar as próprias emoções, fazer terapia caso seja necessário e ter o conhecimento adequado dos medicamentos que auxiliam nas questões mentais.

2 – Qualificação

Seja para conseguir uma nova colocação no mercado e/ou migrar de carreira, os farmacêuticos e demais colaboradores deverão se especializar e buscar cada vez mais conhecimento por meio de cursos.

3 – Conhecimento em cosmetologia e primeiros socorros

Para atuar no nicho farmacêutico é preciso saber realizar os primeiros socorros, podendo antecipar qualquer atendimento emergencial. Além disso, a parte de cosméticos, bem-estar e perfumaria são carros-chefes nas vendas.

Além dos conteúdos sobre saúde e corpo humano, é preciso conhecer técnicas de vendas e itens que favoreçam a qualidade de vida das pessoas.

4 – Orientação sobre saúde

É preciso orientar as pessoas sobre a importância das práticas de saúde no dia a dia, incluindo práticas regulares de exercício, ingestão de água e uso racional de medicamentos.

5 – Uso de tecnologia

O uso de tecnologia para facilitar o trabalho e o aprendizado já é parte fundamental da sociedade. Aplicativos, plataformas e até mesmo inteligência virtual vieram para ficar. Por isso, é preciso estar por dentro do que está sendo usado.

Veja também: Farmácias associadas à Farmarcas crescem 31,37% em 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.