O crescimento do setor farmacêutico é um dos mais estáveis do varejo brasileiro: há duas décadas, o aumento anual do segmento se mantém na casa dos dois dígitos, sem interrupção. Segundo dados da auditoria IQVIA divulgados pela Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), em 2022 o varejo farmacêutico cresceu 16,2% no Brasil — e a perspectiva para 2023 é que os números continuem positivos.
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Alguns fatores — como o envelhecimento da população e uma preocupação cada vez maior do consumidor em relação à própria saúde — vêm contribuindo, nos últimos vinte anos, para a expansão estável do setor; mas a pandemia de Covid-19 deu ainda mais fôlego às empresas da área. Enquanto muitos outros segmentos do varejo viram os clientes desaparecerem ao longo de 2020 e 2021, o nicho de saúde se tornou protagonista no orçamento familiar.
“O setor farmacêutico vem sendo alterado de forma bem significativa nos últimos anos: principalmente depois da pandemia, as farmácias são reconhecidas como hubs de saúde”, explica Herivelton Ferreira, diretor da rede Farma & Farma. “São pontos de contato com o cliente, de cuidado, de informação. O atendimento farmacêutico passou a ser mais amplo e ao mesmo tempo mais especializado, com a realização inclusive de exames nas unidades. O segmento também conta hoje com uma maior digitalização, com o uso efetivo de ferramentas tecnológicas que facilitam processos e o contato com os clientes.”
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Hoje, diversas empresas trabalham em parceria com o varejo farmacêutico, fornecendo tecnologias e recursos para que as farmácias possam atender o consumidor com mais qualidade, variedade, segurança e eficiência. Conheça abaixo algumas delas:
Yungas: padronização e comunicação para farmácias que operam em rede
Especializada na comunicação e gestão de grandes redes de lojas e franquias, a Yungas oferece às farmácias que operam em rede a possibilidade de centralizar diversos processos em um mesmo sistema: por meio da ferramenta, é possível, por exemplo, enviar informes às unidades (e verificar se as mensagens foram lidas pelos farmacêuticos responsáveis); centralizar treinamentos (disponibilizando vídeos e outros materiais aos franqueados ou filiados); e estruturar um Programa de Excelência (medindo indicadores que avaliam a performance de cada loja e permitem elaborar planos para replicar boas práticas na rede como um todo).
Por meio da Yungas, a empresa disponibiliza lista de itens a serem verificados em cada farmácia; e os responsáveis por cada unidade preenchem os formulários de acordo com a realidade de suas lojas, em prazos e periodicidades pré-determinados – o autochecklist permite inclusive o envio de fotos e documentos para comprovação de dados. Caso detecte alguma desconformidade em relação aos padrões da rede, a marca pode criar planos de ação para melhorias.
Involves: otimização na reposição de produtos e recuperação de vendas em farmácias
A diversificação de produtos comercializados nas farmácias e o crescimento do varejo no setor trazem novos desafios. “Como um ponto de vendas diversificado, as farmácias têm questões complexas que envolvem estoque, distribuição e abastecimento de produtos”, explica André Krummenauer, CEO da Involves, empresa que desenvolve plataformas de inteligência artificial que impulsionam resultados do varejo e da indústria no ponto de venda.
Solução voltada para o varejo, o Involves Doors é uma ferramenta de abastecimento inteligente que identifica, entre outros recursos, possíveis rupturas de gôndola ou problemas na disposição dos produtos no ponto de venda. Para o varejo farma, em especial, o Involves Doors usa reconhecimento por imagem e emite alertas automáticos ao encontrar problemas em farmácias físicas, como precificação errada, produtos vencidos ou que estão em estoque, mas não em exposição.