Varejo farmacêutico avança em digitalização e segue em crescimento

Novas tecnologias apresentam recursos para que as farmácias possam atender o consumidor com mais qualidade.
Varejo farmacêutico avança em digitalização e segue em crescimento
Foto: Divulgação
Publicidade

O crescimento do setor farmacêutico é um dos mais estáveis do varejo brasileiro: há duas décadas, o aumento anual do segmento se mantém na casa dos dois dígitos, sem interrupção. Segundo dados da auditoria IQVIA divulgados pela Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), em 2022 o varejo farmacêutico cresceu 16,2% no Brasil — e a perspectiva para 2023 é que os números continuem positivos.

Leia: Pesquisa analisa o comportamento de consumidores em farmácias de todo o País

Alguns fatores — como o envelhecimento da população e uma preocupação cada vez maior do consumidor em relação à própria saúde — vêm contribuindo, nos últimos vinte anos, para a expansão estável do setor; mas a pandemia de Covid-19 deu ainda mais fôlego às empresas da área. Enquanto muitos outros segmentos do varejo viram os clientes desaparecerem ao longo de 2020 e 2021, o nicho de saúde se tornou protagonista no orçamento familiar.

“O setor farmacêutico vem sendo alterado de forma bem significativa nos últimos anos: principalmente depois da pandemia, as farmácias são reconhecidas como hubs de saúde”, explica Herivelton Ferreira, diretor da rede Farma & Farma. “São pontos de contato com o cliente, de cuidado, de informação. O atendimento farmacêutico passou a ser mais amplo e ao mesmo tempo mais especializado, com a realização inclusive de exames nas unidades. O segmento também conta hoje com uma maior digitalização, com o uso efetivo de ferramentas tecnológicas que facilitam processos e o contato com os clientes.”

Leia também: Edital sobre o período de inscrições de candidatos ao processo eleitoral

Hoje, diversas empresas trabalham em parceria com o varejo farmacêutico, fornecendo tecnologias e recursos para que as farmácias possam atender o consumidor com mais qualidade, variedade, segurança e eficiência. Conheça abaixo algumas delas:

Yungas: padronização e comunicação para farmácias que operam em rede

Especializada na comunicação e gestão de grandes redes de lojas e franquias, a Yungas oferece às farmácias que operam em rede a possibilidade de centralizar diversos processos em um mesmo sistema: por meio da ferramenta, é possível, por exemplo, enviar informes às unidades (e verificar se as mensagens foram lidas pelos farmacêuticos responsáveis); centralizar treinamentos (disponibilizando vídeos e outros materiais aos franqueados ou filiados); e estruturar um Programa de Excelência (medindo indicadores que avaliam a performance de cada loja e permitem elaborar planos para replicar boas práticas na rede como um todo).

Por meio da Yungas, a empresa disponibiliza lista de itens a serem verificados em cada farmácia; e os responsáveis por cada unidade preenchem os formulários de acordo com a realidade de suas lojas, em prazos e periodicidades pré-determinados – o autochecklist permite inclusive o envio de fotos e documentos para comprovação de dados. Caso detecte alguma desconformidade em relação aos padrões da rede, a marca pode criar planos de ação para melhorias.

Involves: otimização na reposição de produtos e recuperação de vendas em farmácias

A diversificação de produtos comercializados nas farmácias e o crescimento do varejo no setor trazem novos desafios. “Como um ponto de vendas diversificado, as farmácias têm questões complexas que envolvem estoque, distribuição e abastecimento de produtos”, explica André Krummenauer, CEO da Involves, empresa que desenvolve plataformas de inteligência artificial que impulsionam resultados do varejo e da indústria no ponto de venda. 

Solução voltada para o varejo, o Involves Doors é uma ferramenta de abastecimento inteligente que identifica, entre outros recursos, possíveis rupturas de gôndola ou problemas na disposição dos produtos no ponto de venda. Para o varejo farma, em especial, o Involves Doors usa reconhecimento por imagem e emite alertas automáticos ao encontrar problemas em farmácias físicas, como precificação errada, produtos vencidos ou que estão em estoque, mas não em exposição.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Farmacêutica oferece oportunidades para estudantes de farmácia que podem se inscrever até o dia 10 de novembro.
Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Oportunidades são para atuar nas áreas de manufatura, qualidade, PD&I e gestão de projetos. As inscrições seguem até o dia 28 de outubro.
Bandeiras da Rede d1000 oferecem diversos benefícios, como plano de saúde, plano odontológico, plano de carreira e seguro de vida.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo