2 principais desafios no recrutamento do Varejo Farma

Desafios do recrutamento do varejo farma
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Recrutamento e seleção é um dos principais desafios do varejo farmacêutico, que vem passando por diversas transformações.

Ocorre que não estamos falando apenas das transformações na gestão dos processos, mas, principalmente, no que diz respeito à gestão de pessoas.

O mercado em geral vem sinalizando que é estratégico pensar que é a partir das pessoas que as empresas desenvolvem competências fundamentais para lidar com os seus clientes.

Ter uma estratégia claramente definida das competências necessárias para o bom desempenho dos profissionais do varejo farmacêutico é primordial para que as farmácias alcancem a excelência em seus processos e no atendimento aos seus clientes.

Por essa razão, torna-se imprescindível direcionar esforços para um recrutamento mais correto e que consiga chegar à contratação de profissionais mais engajados e proativos.

Entretanto, onde localizar os profissionais que detêm as competências necessárias?

Para que você possa transformar o seu processo de recrutamento e seleção mais transparente, seguro e objetivo, sugiro avaliar como está olhando para esses dois principais desafios.

#1 – Definir as principais competências

Não importa se é uma grande rede ou uma farmácia independente. Definir os requisitos do cargo e suas competências é tão importantes quanto saber precificar os produtos.

O que eu quero dizer é que se não forem definidas as competências imprescindíveis para exercer as atividades de uma determinada função, não será possível identificar o profissional mais adequado para esta ou aquela função.

Estamos falando aqui da relação de perfil da vaga X perfil do profissional, ou seja, se eu não sei qual é o perfil ideal para o cago de atendente de farmácia, certamente não vou conseguir identificar o profissional com o perfil ideal para assumir o cargo.

#2 – Não divulgar as vagas de forma adequada e em locais específicos

Quanto mais específica for a descrição da vaga, mais fácil ficará para os farmacêuticos, atendentes e demais profissionais do setor encontrar o que estão buscando de acordo com o seu perfil.

E vice e versa: quanto mais esses profissionais elaborarem seus currículos de acordo com as oportunidades que desejam alcançar, mais serão localizados pelos profissionais de RH ou por gerentes de farmácias.

Contudo, atualmente não depende apenas da especificação da vaga ou do currículo, mas sim de onde divulgar a vaga e onde cadastrar o currículo.

A demanda por profissionais qualificados no mercado do varejo farmacêutico está cada vez maior, alguns têm aproveitado o crescimento exponencial do setor para se qualificar e para encontrar as melhores oportunidades.

E as perguntas que não querem calar são:

  • Onde encontrar os melhores profissionais do varejo farma?
  • Onde encontrar as melhores oportunidades?

Com o volume de sites de recrutamento e seleção, fica cada vez mais difícil encontrar esses profissionais.

Tanto as farmácias, como os próprios profissionais acabam não se encontrando por conta da pulverização da vaga e do próprio currículo, isto é, do cadastro da vaga e do currículo em diversos sites.

A “matemática” é mais ou menos assim:

  • Quanto maior o número de sites com a divulgação da vaga, maior será a captação de profissionais fora do perfil ideal;
  • Quanto mais sites cadastrarem o currículo, mais concorrência com profissionais de diversos setores e menos farmácias chamando para participar do processo.

A palavra mais usada para esse movimento é “nicho”. Segmentar o público é fundamental para conseguir os profissionais certos para os cargos certos.

A partir desses dois desafios fica fácil entender a necessidade de buscar locais específicos para divulgar uma vaga e para encontrar a melhor oportunidade do varejo farma.

Sendo assim, se os RHs e os gestores de farmácias publicarem as vagas em uma plataforma que atende à demanda dos profissionais que desejam atuar no setor do varejo farmacêutico, certamente eles conseguirão selecionar profissionais mais engajados e comprometidos.

Se você é profissional e está em busca de uma oportunidade no setor que tem crescido de maneira vertiginosa nos últimos anos, experimente cadastrar o seu currículo na plataforma Talento Farma, exclusiva para recrutamento e seleção do segmento do varejo farmacêutico.

Veja também: Ascoferj lança Talento Farma, plataforma de vagas para varejo farmacêutico

Picture of Carla Coelho

Carla Coelho

Professora e especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Empregabilidade
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Farmácias melhoram o acesso a cuidados de saúde, especialmente em comunidades carentes e áreas com poucos profissionais.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo