Dermocosmética inteligente

Dermocosmética inteligente é novidade
Foto: freepik
Publicidade

Consumidores esperam de qualquer produto, seja ele qual for, que funcione. Essa pelo menos deve­ria ser a lógica, sempre. Mas em dermocosméticos essa exigência é ainda maior. Quem busca esse tipo de solução está atrás de eficiência, quer resultado positivo e verdadei­ro, ágil se possível. O que o canal farma deve fazer para atingir esse objetivo?

Um dos caminhos promissores é oferecer uma boa gama de produtos sempre com testes de eficácia comprovada, inclusive informando os percentuais (%) de sucesso nos testes. Na opi­nião de Christiane Neves, gerente da Brenntag, é isso que cativa o con­sumidor. O produto que realmen­te seja eficaz, que cumpra aquilo que promete no rótulo. “Se é um antiacne que traz resultados em 15 dias, esse dermocosmético precisa entregar isso”, afirma.

As últimas pesquisas apontam que:

  • 24% dos consumidores afirmam que saúde é um investimento;
  • Para 52% desses consumidores, o tratamento e cuidados com a pele são essenciais para a saúde;
  • Além disso, 35% já buscam sempre produtos orientados por dermatologistas ou recomendados.

O leque de opções de dermocosméticos no canal farma tem se ampliado substancialmente. Karina Teixeira, da Lubrizol, é bastante otimista e afirma: “Temos muito espaço para trabalhar nesse nicho, que é bus­cado não só pelos consumidores mais maduros, mas também pelos jovens”. A gerente diz que existe uma percepção de que consumidores brasileiros se sen­tem mais seguros ao comprar pro­dutos que sejam indicados por es­pecialistas e buscar produtos com benefícios como proteção solar, hidratação, anti-idade, correção de manchas, desidratação, antiacne e peles sensíveis.

Uma forte tendência em dermocosméticos hoje são os produtos que favo­recem o balanço do microbioma da pele. “Estão presentes na su­perfície da pele uma infinidade de micro-organismos e seu equilíbrio afeta a saúde do indivíduo. Diver­sos estudos mostram a capacida­de de se ter uma pele saudável através de mecanismos de con­trole desses micro-organismos. É uma tendência que começou em mercados como Europa e Estados Unidos e já vem migrando para o Brasil desde o ano passado com os probióticos e prebióticos.

O consumi­dor espera ação e resultado práti­co, principalmente quando busca soluções dermocosméticas. Portanto, é nessa hora que entra a capacidade de treinamento e informação dos profissionais do canal farma no atendimento ao cliente.

Saber reconhecer os sintomas, as dores físicas e emocionais e seguir a melhor recomendação é o desafio do profissional da farmácia. Posso afirmar: nunca é demais se atualizar, reciclar e oferecer as melhores soluções para o consumidor que é tão valioso em nosso estabelecimento. Você concorda? Então, mãos à obra!

Veja também: Como aumentar a venda de suplementos alimentares?

Picture of Douglas Alan

Douglas Alan

Administrador, Master in Business Administration, pós-graduado em Cosmetologia e cursos de especialização em Harvard, Douglas Alan, BPC (Beauty and Personal Care) Specialist, já desenvolveu mais de 100 marcas de cosméticos. Em sua coluna, Douglas acompanha as tendências do mercado de beleza no Canal Farma.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Farmácias melhoram o acesso a cuidados de saúde, especialmente em comunidades carentes e áreas com poucos profissionais.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo