Consumidores esperam de qualquer produto, seja ele qual for, que funcione. Essa pelo menos deveria ser a lógica, sempre. Mas em dermocosméticos essa exigência é ainda maior. Quem busca esse tipo de solução está atrás de eficiência, quer resultado positivo e verdadeiro, ágil se possível. O que o canal farma deve fazer para atingir esse objetivo?
Um dos caminhos promissores é oferecer uma boa gama de produtos sempre com testes de eficácia comprovada, inclusive informando os percentuais (%) de sucesso nos testes. Na opinião de Christiane Neves, gerente da Brenntag, é isso que cativa o consumidor. O produto que realmente seja eficaz, que cumpra aquilo que promete no rótulo. “Se é um antiacne que traz resultados em 15 dias, esse dermocosmético precisa entregar isso”, afirma.
As últimas pesquisas apontam que:
- 24% dos consumidores afirmam que saúde é um investimento;
- Para 52% desses consumidores, o tratamento e cuidados com a pele são essenciais para a saúde;
- Além disso, 35% já buscam sempre produtos orientados por dermatologistas ou recomendados.
O leque de opções de dermocosméticos no canal farma tem se ampliado substancialmente. Karina Teixeira, da Lubrizol, é bastante otimista e afirma: “Temos muito espaço para trabalhar nesse nicho, que é buscado não só pelos consumidores mais maduros, mas também pelos jovens”. A gerente diz que existe uma percepção de que consumidores brasileiros se sentem mais seguros ao comprar produtos que sejam indicados por especialistas e buscar produtos com benefícios como proteção solar, hidratação, anti-idade, correção de manchas, desidratação, antiacne e peles sensíveis.
Uma forte tendência em dermocosméticos hoje são os produtos que favorecem o balanço do microbioma da pele. “Estão presentes na superfície da pele uma infinidade de micro-organismos e seu equilíbrio afeta a saúde do indivíduo. Diversos estudos mostram a capacidade de se ter uma pele saudável através de mecanismos de controle desses micro-organismos. É uma tendência que começou em mercados como Europa e Estados Unidos e já vem migrando para o Brasil desde o ano passado com os probióticos e prebióticos.
O consumidor espera ação e resultado prático, principalmente quando busca soluções dermocosméticas. Portanto, é nessa hora que entra a capacidade de treinamento e informação dos profissionais do canal farma no atendimento ao cliente.
Saber reconhecer os sintomas, as dores físicas e emocionais e seguir a melhor recomendação é o desafio do profissional da farmácia. Posso afirmar: nunca é demais se atualizar, reciclar e oferecer as melhores soluções para o consumidor que é tão valioso em nosso estabelecimento. Você concorda? Então, mãos à obra!
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