Tendências mundiais do varejo: Big Show da NRF 2020

Veja quais foram os principais temas tratados na maior feira de varejo do mundo.
Big Show da NRF 2020
Big Show da NRF 2020

Como acontece todos os anos, desde 1911 e mesmo nos períodos de guerras nunca deixou de acontecer, foi realizado, em Nova Iorque, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro deste ano, o maior evento de varejo do mundo: o Big Show da NRF (National Retail Federation), da federação nacional de varejo dos EUA, organizadora do evento.

O evento deste ano contou com a presença de cerca de 40 mil participantes de mais de 100 países, e o Brasil teve a maior de delegação de fora dos EUA, com 1.900 participantes. A delegação deste ano da Universidade do Varejo contou com 50 empresários de diversos segmentos e estados brasileiros, a qual tive o orgulho de novamente organizar.

Principais temas tratados Big Show da NRF 2020

– Experiência de compra: atualmente a experiência é mais importante que o produto vendido. As empresas varejistas estão investindo fortemente para melhorar a experiência de compra e conquistar a lealdade do cliente;

– Mídias sociais: as mídias sociais continuam sendo o grande canal de comunicação do varejo, principalmente por meio dos influenciadores digitais;

– Importância das pessoas no novo varejo: as pessoas sempre foram importantes no varejo, mas com o avanço da tecnologia, a importância está se tornando cada vez maior e o papel da liderança é fundamental. Um frase que sintetiza bem a importância das pessoas foi proferida por John Furner, presidente do Walmart nos EUA: “Não há melhor investimento que você possa fazer do que nas pessoas que você tem na sua equipe, que estão servindo as pessoas que estão pagando para você estar lá”;

– Diversidade: a diversidade foi tema que mereceu a atenção da maioria dos palestrantes, não somente a diversidade de sexo, raça, cor, mas também a diversidade cultural, tendo em vista que cada pessoa é diferente uma da outra, em função dos seus valores, cultura familiar e outros aspectos;

– Integração entre loja física e loja virtual:  com o surgimento do omnichannel, na cabeça do consumidor, não existe mais distinção entre loja física e virtual. Ele compra da marca, não importa por qual canal. O que evidencia essa prática é o aumento de compra na loja virtual com retirada na loja física. Em algumas marcas, essa prática já ultrapassa 50% do movimento das lojas;

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Medir e avaliar: caminho para o sucesso

– Métrica de avaliação: como as empresas têm investido pesadamente em novas tecnologias e isso não tem resultado em aumento de produtividade, existe a necessidade de criação de métrica de avaliação de desempenho organizacional, para que possa ser avaliado o desempenho da empresa nas suas diversas áreas funcionais. “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”, Wiliam E. Deming;

– Personalização: a personalização foi outro tema muito abordado durante o evento. Todas as empresas estão procurando alguma maneira de personalizar seus produtos, como forma de diferenciação de seus concorrentes. Nas visitas técnicas que realizamos a diversas lojas pôde ser observado o quanto as marcas estão investindo na personalização dos produtos. A Nike, Puma, Live’s, Nordstrom são alguns exemplos dos esforços nesse sentido;

– Novas tecnologias:  A Inteligência Artificial (AI) mais uma vez foi tema presente na NRF 2020, observada de forma menos isolada, mas atuando em total sinergia com tudo o que é proposto, que vão de sistemas de análises de dados, a chatbots e outras maneiras de interagir com o consumidor. A IA passa a ser uma ferramenta de tecnologia dentro de toda operação do varejo. É impressionante o poder transformador da Inteligência Artificial, acompanhada da Machine Learning, Deep Learning e Image Learning. O futuro das máquinas já é uma realidade no mercado chinês, bem como em boa parte do mercado americano, como a atuação da Amazon Go, por exemplo.

Big Show da NRF 2020: experiências inovadoras

Todas essas ferramentas estão sendo utilizadas para proporcionar ao cliente uma experiência inovadora.

A análise de grandes dados para a otimização das operações e melhoria dos resultados dos negócios, principalmente para conhecer e entender melhor o consumidor, foi um dos destaques, além da automatização da jornada do consumidor e das operações. Até impressões 3D voltadas para o ramo gastronômico foram demonstradas no evento.

Dos mais de 300 palestrantes do evento, podemos destacar os seguintes: Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft; Jonh Furner, CEO do Walmart nos EUA; Michele Gass, CEO da Kohl’s; Kevin Johnson, CEO da Starbucks; Erik Nordstrom, co-presidente da Nordstrom; Kevin Plank, presidente executivo e chefe de marca da Under Armour.

Quem desejar saber mais sobre o assunto, inclusive para apresentação específica para time de gestores de uma entidade ou empresa, entre em contato com a gente.

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