Ícone do site Revista da Farmácia

Tendências mundiais do varejo: Big Show da NRF 2020

Big Show da NRF 2020

Big Show da NRF 2020

Como acontece todos os anos, desde 1911 e mesmo nos períodos de guerras nunca deixou de acontecer, foi realizado, em Nova Iorque, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro deste ano, o maior evento de varejo do mundo: o Big Show da NRF (National Retail Federation), da federação nacional de varejo dos EUA, organizadora do evento.

O evento deste ano contou com a presença de cerca de 40 mil participantes de mais de 100 países, e o Brasil teve a maior de delegação de fora dos EUA, com 1.900 participantes. A delegação deste ano da Universidade do Varejo contou com 50 empresários de diversos segmentos e estados brasileiros, a qual tive o orgulho de novamente organizar.

Principais temas tratados Big Show da NRF 2020

– Experiência de compra: atualmente a experiência é mais importante que o produto vendido. As empresas varejistas estão investindo fortemente para melhorar a experiência de compra e conquistar a lealdade do cliente;

– Mídias sociais: as mídias sociais continuam sendo o grande canal de comunicação do varejo, principalmente por meio dos influenciadores digitais;

– Importância das pessoas no novo varejo: as pessoas sempre foram importantes no varejo, mas com o avanço da tecnologia, a importância está se tornando cada vez maior e o papel da liderança é fundamental. Um frase que sintetiza bem a importância das pessoas foi proferida por John Furner, presidente do Walmart nos EUA: “Não há melhor investimento que você possa fazer do que nas pessoas que você tem na sua equipe, que estão servindo as pessoas que estão pagando para você estar lá”;

– Diversidade: a diversidade foi tema que mereceu a atenção da maioria dos palestrantes, não somente a diversidade de sexo, raça, cor, mas também a diversidade cultural, tendo em vista que cada pessoa é diferente uma da outra, em função dos seus valores, cultura familiar e outros aspectos;

– Integração entre loja física e loja virtual:  com o surgimento do omnichannel, na cabeça do consumidor, não existe mais distinção entre loja física e virtual. Ele compra da marca, não importa por qual canal. O que evidencia essa prática é o aumento de compra na loja virtual com retirada na loja física. Em algumas marcas, essa prática já ultrapassa 50% do movimento das lojas;

Leia também: Conheça a programação da Abradilan Conexão Farma 2020

Medir e avaliar: caminho para o sucesso

– Métrica de avaliação: como as empresas têm investido pesadamente em novas tecnologias e isso não tem resultado em aumento de produtividade, existe a necessidade de criação de métrica de avaliação de desempenho organizacional, para que possa ser avaliado o desempenho da empresa nas suas diversas áreas funcionais. “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”, Wiliam E. Deming;

– Personalização: a personalização foi outro tema muito abordado durante o evento. Todas as empresas estão procurando alguma maneira de personalizar seus produtos, como forma de diferenciação de seus concorrentes. Nas visitas técnicas que realizamos a diversas lojas pôde ser observado o quanto as marcas estão investindo na personalização dos produtos. A Nike, Puma, Live’s, Nordstrom são alguns exemplos dos esforços nesse sentido;

– Novas tecnologias:  A Inteligência Artificial (AI) mais uma vez foi tema presente na NRF 2020, observada de forma menos isolada, mas atuando em total sinergia com tudo o que é proposto, que vão de sistemas de análises de dados, a chatbots e outras maneiras de interagir com o consumidor. A IA passa a ser uma ferramenta de tecnologia dentro de toda operação do varejo. É impressionante o poder transformador da Inteligência Artificial, acompanhada da Machine Learning, Deep Learning e Image Learning. O futuro das máquinas já é uma realidade no mercado chinês, bem como em boa parte do mercado americano, como a atuação da Amazon Go, por exemplo.

Big Show da NRF 2020: experiências inovadoras

Todas essas ferramentas estão sendo utilizadas para proporcionar ao cliente uma experiência inovadora.

A análise de grandes dados para a otimização das operações e melhoria dos resultados dos negócios, principalmente para conhecer e entender melhor o consumidor, foi um dos destaques, além da automatização da jornada do consumidor e das operações. Até impressões 3D voltadas para o ramo gastronômico foram demonstradas no evento.

Dos mais de 300 palestrantes do evento, podemos destacar os seguintes: Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft; Jonh Furner, CEO do Walmart nos EUA; Michele Gass, CEO da Kohl’s; Kevin Johnson, CEO da Starbucks; Erik Nordstrom, co-presidente da Nordstrom; Kevin Plank, presidente executivo e chefe de marca da Under Armour.

Quem desejar saber mais sobre o assunto, inclusive para apresentação específica para time de gestores de uma entidade ou empresa, entre em contato com a gente.

Sair da versão mobile