A Associação Multimarcas de Farmácias (Farmarcas) liberou os resultados do mês de abril e mostrou que, mesmo em meio ao isolamento social, as farmácias associadas continuaram em crescimento. Em relação ao faturamento, por exemplo, a associação atingiu R$ 3,26 bilhões no MAT de abril (soma anual móvel dos últimos 12 meses), consolidando-se como o quarto maior grupo farmacêutico do Brasil.
Crescimento acima do mercado
Ao se comparar o faturamento dos últimos 12 meses finalizados em abril de 2020 com o mesmo período de 2019, o crescimento chega a 43,24%. Ao se pensar somente no mês de abril deste ano e compará-lo ao mês de abril do ano passado, o crescimento foi de 27,09% – embora menor, o crescimento continuou sendo acima do mercado.
O presidente da Farmarcas, Edison Tamascia, comenta o assunto: “Um fator para entender essa diminuição do ritmo de crescimento no período foi a grande busca por medicamentos no mês de março, quando o crescimento em comparação a 2019 foi de 73,81%. Isso impactou o mês de abril. Contudo o movimento vem se normalizando”, analisou ele.
Produtos mais procurados
Tamascia informou ainda que, durante o período de isolamento social, os produtos que mais se destacaram foram o álcool em gel, as máscaras de proteção e os antigripais e suplementos, todos ligados ao combate da Covid-19.
“Diante do cenário em que vivemos, não existe análise de pontos positivos ou negativos, todos perdem. Contudo, remédio é produto essencial. Então não deve ocorrer um impacto tão grande na movimentação das farmácias. Lembrando que grande parte dos produtos são de uso contínuo, o que faz com que se tenha uma constante procura”, finaliza o presidente da rede.
Veja também: Canal farma tem crescimento de 28,9% em meio a coronavírus