Como proteger dados corporativos durante o home office?

Empresas devem orientar seus colaboradores a realizar ações recorrentes para proteger os dados e informações confidenciais durante período de home office.
Proteção de dados durante home office
Foto: freepik
Publicidade

Muitas empresas têm determinado que seus colaboradores trabalhem sob regime home office em meio à pandemia do coronavírus. Entretanto, trabalhar fora do ambiente corporativo exige cuidados maiores com a proteção de dados, explica a FecomercioSP.

A Federação lembrou que o ambiente de acesso virtual da casa do colaborador é mais vulnerável do que o corporativo, que dispõe de sistemas mais adequados e específicos para a proteção dos dados. Segundo a assessora econômica da FecomercioSP, Kelly Carvalho, “o roubo de dados pode gerar danos irreparáveis para as empresas, considerando o sigilo e a confidencialidade de determinadas informações que são trafegadas pela internet e usadas de forma indevida por um terceiro, podendo comprometer inclusive a existência do negócio”.

Medidas eficientes

Para evitar qualquer tipo de desconforto, é necessário reavaliar o sistema de segurança para acesso remoto empresarial, mesmo que por meio de medidas simples, entre elas:

– Alterar periodicamente usuário e senha;

– Não clicar em links com mensagens desconhecidas;

– Manter atualizado o sistema operacional e o antivírus;

– Deixar ativo o bloqueio de tela para mais de um minuto sem uso;

– Não usar wi-fi desconhecido;

– Alterar a senha do wi-fi de casa com frequência;

– Evitar compartilhar informações confidenciais por e-mail ou mensagens.

Além disso, deve-se orientar os funcionários para que não compartilhem a tela do notebook com projetos em andamento, pois hackers podem se passar por eventuais “amigos” para captar informações restritas e sigilosas.

Políticas e procedimentos devem ser estabelecidos

A FecomercioSP sugere que os procedimentos de trabalho remoto sejam claros e abranjam o uso de todos os dispositivos, fornecendo aos colaboradores ferramentas que sejam eficazes e fáceis de se proteger. É necessário também engajar a equipe sobre o tema. “O custo da não implementação de medidas eficazes, seguras e de fácil entendimento para todos pode ser maior do que sua implementação”, finaliza Kelly.

Veja também: Desafios no trabalho em home office

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo