Lei Federal prioriza farmacêuticos na realização de testes para Covid-19

A Lei Federal nº 14.023/2020 prevê a prioridade para profissionais de saúde, como os farmacêuticos, na realização de testes de diagnóstico da Covid-19.
Farmacêuticos têm prioridade na realização de testes de Covid-19
Foto: freepik
Publicidade

Foi sancionada, no dia 8/7, a Lei Federal nº 14.023/2020, que prevê a prioridade de profissionais considerados essenciais ao controle da Covid-19 – como os farmacêuticos – e à manutenção da ordem pública na realização de testes de diagnóstico da doença. Os profissionais devem ainda receber gratuitamente equipamentos de proteção individual (EPIs).

Em seu site oficial, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) revelou que, por meio de sua Assessoria e Comissão Parlamentares, acompanhou a tramitação de perto. “É um avanço que tenha sido aprovada, apesar de ter demorado bastante. A circulação da doença no Brasil já dura quase cinco meses e, segundo o próprio Ministério da Saúde, quase 200 mil profissionais da saúde se infectaram”, comentou Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho.

Lei Federal nº 14.023/2020

O texto, ainda como Projeto de Lei nº 1.409/20, foi aprovado pelo Congresso Nacional dia 9/6. Teve autoria do deputado Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) e foi assinado por outros cinco deputados – Alexandre Padilha (PT-SP), Adriana Ventura (Novo-SP), Mariana Carvalho (PSDB-RO), Jorge Solla (PT-BA) e Dra. Soraya Manato (PSL-ES). O projeto foi alterado pelo Senado Federal.

Segundo a nova lei, os profissionais considerados essenciais, além da prioridade nos testes, serão “tempestivamente tratados” e orientados sobre sua condição de saúde e aptidão para voltar ao trabalho.  Ainda deverão receber gratuitamente, do poder público ou dos empregadores, os EPIs.

Veja também: Anvisa autoriza novo teste de vacina para Covid-19

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo