Startup usa Internet das Coisas para reduzir perdas de vacinas contra Covid-19

Internet das Coisas
Foto: shutterstock
Publicidade

Após os recentes anúncios de compras de vacinas contra a Covid-19 pelo governo, os laboratórios aceleraram as produções de imunizantes. Das milhões de doses adquiridas, uma parte considerável pode ser perdida. A startup Sigmais, ao utilizar a Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês Internet of Things), consegue monitorar os equipamentos de armazenagem e garantir a diminuição das perdas.

A solução IoT traz uma tecnologia capaz de conectar objetos físicos a uma rede que reúne e transmite dados. Foi pensando nisso que a Sigmais desenvolveu uma alternativa que pode ser usada em setores que devem ser monitorados e fazer o controle de temperatura, como o varejo e a indústria farmacêutica.

Tecnologia de Internet das Coisas

O dispositivo criado é capaz de medir a temperatura e a umidade do ambiente e de equipamentos de cadeia frio ao mesmo tempo em que identifica a abertura e o fechamento das portas da geladeira. Além disso, emite relatórios legais para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ajudando a conter o desperdício de doses de medicações, monitorar eventuais oscilações e reduzir o consumo de energia elétrica. A tecnologia é capaz ainda de verificar se as caixas de transporte foram violadas durante o percurso, alertando para tentativas de desvio de doses.

Perdas de vacinas no Brasil

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostra que os principais fatores responsáveis pelas maiores perdas de vacinas estão ligados a falhas no equipamento de conservação e falta de energia. Em março deste ano, por exemplo, diversas prefeituras precisaram descartar doses.

“Quando uma empresa ou órgão público utiliza Internet das Coisas, ele tem o poder de capturar dados relevantes de dispositivos físicos que estão ligados entre si por redes. Por meio desses sensores inteligentes e softwares específicos, os dados são transmitidos em tempo real e, devido à exatidão, podem ajudar gestores de empresas e prefeituras a tomarem decisões mais acertadas”, explica Guilherme Azevedo, CTO da Sigmais.

Veja também: Drogaria Venancio inaugura usina solar para gerar economia e energia limpa

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor com tecnologia, logística eficiente e inteligência de mercado.
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários.
Iniciativa visa aumentar em 20% a recomendação de testes rápidos pelos farmacêuticos em farmácias associadas à Clinicarx.
Conversas com clientes passam a ocorrer no canal oficial da empresa, com números exclusivos por agente e selo de conta verificada.
Solução integra-se ao iFood, Consulta Remédios, Google Meu Negócio e às principais redes sociais, além de comparar os preços dos produtos no mercado.
Desenvolvida pela startup Agenzia MKT, a ferramenta é bonificada e gera até 220 conteúdos por mês.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo