Anvisa proíbe medidores de pressão e termômetros com coluna de mercúrio

Estão proibidos a comercialização e o uso de termômetros e esfigmomanômetros com colunas de mercúrio nos serviços de saúde.
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição, em todo o Brasil, da fabricação, importação, comercialização e uso de termômetros e esfigmomanômetros (aparelhos de medição de pressão arterial) que utilizam colunas de mercúrio nos serviços de saúde. A decisão foi oficializada nesta terça-feira (24) por meio do Diário Oficial da União.

Leia: Anvisa regulamenta bula digital de medicamentos

Esses dispositivos, que possuem uma coluna de mercúrio e são utilizados para medir a temperatura corporal e a pressão arterial, serão substituídos por alternativas mais seguras e ambientalmente sustentáveis. A nova regra não se aplica a equipamentos utilizados em pesquisa, calibração ou como referência.

Além disso, os equipamentos que forem desativados devem seguir as normas estabelecidas pela Anvisa em 2018 para o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O não cumprimento da resolução configura infração sanitária e pode resultar em sanções civis, administrativas e penais.

Contextualizando, em 2022, a Anvisa aprovou medidas regulatórias relacionadas ao tema, em consonância com a Convenção de Minamata, realizada no Japão em 2013, da qual o Brasil é signatário. A convenção previa a redução global do uso de mercúrio até 2020.

Leia também: Anvisa divulga plataforma de busca de medicamentos

Embora o mercúrio não represente um risco direto imediato para quem utiliza esses equipamentos, seu descarte inadequado pode causar sérios danos ao meio ambiente. A Anvisa também destacou que existem alternativas digitais amplamente disponíveis no mercado, com a mesma precisão e menor impacto ambiental, sendo essas opções reguladas pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.

Fonte: CFF

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Companhia eliminou processos internos e está estimulando um ambiente mais colaborativo.
Diante desse cenário, as Farmácias Associadas concentram mais de 500 lojas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 13 de novembro.
Entre janeiro e julho de 2024, o volume de resíduos de medicamentos vencidos, além de suas embalagens, chegou a 250 toneladas.
Empresas capacitarão diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social no Programa Empreendedores da Beleza.
Empresa avança com novas estratégias comerciais enquanto reforça os valores da marca.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo