Ascoferj é contra os PLs que autorizam a venda de MIPs em supermercados

PL nº 1774/2019 e o PL nº 2158/23 estão em tramitação e podem permitir a comercialização.
Publicidade

A Ascoferj, entidade representativa das farmácias e drogarias do Estado do Rio de Janeiro, posiciona-se contra o PL nº 1774/2019, que propõe permitir a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em supermercados e estabelecimentos similares, e o PL nº 2158/23, que busca autorizar a comercialização e dispensação de MIPs por supermercados que disponham de farmacêutico.

Leia: Como usar o ChatGPT na sua farmácia

O PL nº 1774/2019 está em tramitação na Câmara dos Deputados, e o PL nº 2158/23 tramita no Senado Federal. Ambos podem ser votados a qualquer momento e trazer grandes impactos negativos ao varejo farmacêutico.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (Abcfarma), a aprovação dos PLs pode levar ao fechamento de mais de 50 mil pequenas farmácias, ao aumento do desemprego e à sobrecarga do sistema público de saúde, prejudicando programas como o Farmácia Popular, que atende 93% dos municípios com menos de 100 mil habitantes.

Leia também: Abcfarma inicia abaixo-assinado contra o Projeto de Lei nº 1774/2019

Além disso, permitir a venda de MIPs em supermercados seria um retrocesso regulatório e sanitário, com impactos negativos para a saúde da população e o setor farmacêutico. Medidas como a redução da carga tributária são soluções mais eficazes para beneficiar o acesso aos medicamentos no Brasil.

Por isso, a Ascoferj solicita aos seus associados que acessem o site, assinem o abaixo-assinado e se manifestem contra esses projetos de lei.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Com média de 3,83%, a alteração nos valores ficará abaixo da inflação registrada no período. O índice é definido com base em parâmetros estabelecidos.
Farmácias e drogarias podem abastecer seus estoques antes da alteração e devem se preparar para a implementação dos novos valores.
Em atuação de destaque como diretor de Marcas há quase cinco anos, o executivo é promovido ao cargo antes ocupado por Marina Fernie.
Marca conquista os prêmios Effie Awards e MMA Smarties e reforça seu compromisso com os consumidores e com o público gamer.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo