Centro-Oeste representa 48% na tendência do associativismo no mercado farmacêutico

Diante desse cenário, as Farmácias Associadas concentram mais de 500 lojas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Publicidade

Responsável por 48% do comércio farmacêutico do Centro-Oeste do Brasil, de acordo com dados da IQVIA, empresa referência em análises para o setor da saúde, o associativismo no segmento se torna uma tendência para as empresas independentes no país – um mercado que cresce de 3% a 4% ao ano. No Mato Grosso (MT) e no Mato Grosso do Sul (MS), por exemplo, o número de unidades nesse formato quase se iguala ao das farmácias independentes. Segundo dados da Santa Cruz Distribuidoras de Remédios, o associativismo nesses estados representa 40% do total. Em Goiás (GO) e no Distrito Federal (DF), a representatividade é menor (24%), mas com tendência de aumento para os próximos anos.

Leia: Como aumentar o lucro da sua empresa sem aumentar as vendas

Um exemplo disso é a expansão da rede gaúcha Farmácias Associadas, que iniciou seu processo de nacionalização pelo Centro-Oeste em 2018 e hoje tem 33% de suas lojas na região. Atualmente, o grupo concentra mais de 500 lojas entre MT, MS e GO/DF. A principal ferramenta de competitividade oferecida pelo associativismo é a compra coletiva, que, pelo volume, consegue barganhar preços e prazos com a indústria farmacêutica e a distribuição.

Os números demonstram que o associativismo é um modelo capaz de congregar as farmácias independentes, garantindo que elas tenham condições de competir com as grandes redes. A Farmácias Associadas tem expectativa de fechar o ano de 2024 com um total de vendas de R$ 2,2 bilhões – desse total, a região Centro-Oeste representa cerca de 25%.

“Nosso objetivo com a expansão para o Centro-Oeste foi tornar a Rede maior e mais robusta, para que possamos negociar melhores condições com a indústria e a distribuição. Quanto mais farmácias aderirem ao nosso projeto, mais competitivos seremos”, afirma o vice-presidente Ricardo Silveira, também responsável pela área comercial da Rede.

Convenção

Diante desse cenário, na 17ª edição da sua Convenção e Feira de Negócios, que foi realizada entre os dias 16 e 20 de outubro em Gramado (RS), a Rede Farmácias Associadas preparou um setor exclusivo para as negociações com os empresários da região, que, por questões de tributação, nem sempre conseguiram as mesmas condições que os associados do Rio Grande do Sul. Pensando no volume de vendas exclusivo para este nicho, distribuidoras prepararam um portfólio de ofertas e operações logísticas exclusivas.

Leia também: Vendas de antidepressivos aumentam 16% no Brasil

O evento deste ano contou com mais de 60 expositores, somando mais de 3,8 mil participantes. Na comemoração de seus 25 anos, o tema foi “Superamos juntos. Crescemos unidos”, com foco na superação do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Companhia eliminou processos internos e está estimulando um ambiente mais colaborativo.
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 13 de novembro.
Entre janeiro e julho de 2024, o volume de resíduos de medicamentos vencidos, além de suas embalagens, chegou a 250 toneladas.
Estão proibidos a comercialização e o uso de termômetros e esfigmomanômetros com colunas de mercúrio nos serviços de saúde.
Empresas capacitarão diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social no Programa Empreendedores da Beleza.
Empresa avança com novas estratégias comerciais enquanto reforça os valores da marca.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo