Descubra os benefícios das pesquisas de mercado

Coleta de dados ajuda as empresas a adequarem suas ações às demandas de mercado e do seu público-alvo.
Publicidade

De acordo com um estudo da TOTVS, realizado em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, cerca de 98% das empresas brasileiras coletam algum tipo de dado dos consumidores. Números como esses ressaltam a importância das pesquisas diante do competitivo e dinâmico mercado atual, uma vez que promovem um grande amparo para a definição de estratégias de diferentes negócios.

Leia: Genéricos atingem mais de 30% de participação no mercado em AM, PA e AC

Segundo Thales Zanussi, fundador e CEO do Mission Brasil, referência em digital outsourcing e staff on demand no país, esse recurso permite à companhia realizar ações personalizadas, conforme seus objetivos. “É possível entender aspectos ligados à concorrência, ao mercado em geral e, principalmente, ao comportamento do cliente. Assim, as lideranças passam a ter uma visão mais clara e direcionada de como atingir o público-alvo e acelerar o processo de crescimento”, diz.

O especialista também destaca que as pesquisas podem ser úteis na implementação de diversas estratégias, sejam elas de “expansão, lançamento de produtos ou marketing”. Inclusive, dentro dessa última área, o próprio estudo da TOTVS revela que 70% das empresas reconhecem a importância do uso intensivo de dados para suas estratégias de comunicação.

Como é realizada uma pesquisa?

A produção de uma pesquisa geralmente envolve a preparação de um formulário, seja digital ou físico, que é apresentado aos clientes. Normalmente, esse processo é realizado por áreas específicas da empresa ou até por meio do modelo de trabalho sob demanda, em que profissionais especializados na coleta desses insights são contratados para cumprir essa demanda pontual.

Os dados levantados também podem ser colhidos visando cidades específicas ou em todo o país, considerando uma margem de respondentes para que os resultados sejam mais assertivos. Para Zanussi, esses aspectos tendem a aumentar a qualidade das informações obtidas, já que a empresa consegue adequar o procedimento à sua realidade.

“É claro que há alguns padrões, mas as melhores pesquisas são aquelas que envolvem as metodologias próprias das empresas, que se alinham às suas necessidades”, destaca o executivo. “Esse nível de customização é fundamental para formar uma base de dados sólida, confiável e relevante, que forneça insumos para a tomada de decisões estratégicas”, complementa.

Adaptação ao futuro do mercado

Hoje, as pesquisas conduzidas pelas próprias empresas também têm sido utilizadas como um recurso para que se adaptem aos avanços tecnológicos e às mudanças do mercado sem deixar de lado suas metas. O CEO explica que isso traz um fator de “exclusividade”, que pode ser útil na incorporação de tendências ao portfólio e aos processos da companhia.

Leia também: Close-Up apresenta dados do varejo farmacêutico

“Fontes externas, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também podem contribuir para o avanço de uma organização em vários setores. No entanto, a coleta de dados interna sempre será uma ponte mais sólida entre os interesses do grupo empresarial e as expectativas dos consumidores, permitindo a produção de soluções mais eficazes e detalhadas”, conclui o executivo.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Companhia eliminou processos internos e está estimulando um ambiente mais colaborativo.
Diante desse cenário, as Farmácias Associadas concentram mais de 500 lojas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 13 de novembro.
Entre janeiro e julho de 2024, o volume de resíduos de medicamentos vencidos, além de suas embalagens, chegou a 250 toneladas.
Estão proibidos a comercialização e o uso de termômetros e esfigmomanômetros com colunas de mercúrio nos serviços de saúde.
Empresas capacitarão diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social no Programa Empreendedores da Beleza.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo