A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) celebra um marco histórico em sua trajetória, atingindo a impressionante marca de 15 mil farmácias em suas 67 redes associadas.
Um dos aspectos mais notáveis dessa conquista é o crescimento significativo no faturamento, segundo os dados da IQVIA, enquanto o mercado farmacêutico cresceu 60,5% nos últimos quatro anos, a Febrafar cresceu no mesmo período 105,6%, ou seja, um crescimento de aproximadamente 74,5% acima do mercado. Os números são referentes a julho de 2023.
Leia: Varejo brasileiro fatura R$ 170 milhões com o comércio eletrônico em 2022
Isso demonstra que as estratégias, juntamente com as soluções de compra, administração e venda oferecidas para as farmácias das redes associadas, proporcionam ótimos resultados. Isso consolida a Febrafar como uma força vital no setor farmacêutico, desempenhando um papel fundamental na evolução contínua deste mercado.
O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, destaca que essas conquistas refletem a força do modelo associativista praticado, o qual oferece às redes associadas não apenas um suporte robusto, mas também ferramentas estratégicas e treinamento de alta qualidade, permitindo o crescimento e a prosperidade dos negócios.
Além disso, a Febrafar também teve recentemente a adesão de quatro novas redes em 2023, as quais abraçaram a visão e os valores da Febrafar: Rede Usifarma, com 260 farmácias sediadas em Balneário Camboriú (SC); Drogarias Poupaqui, com 71 lojas e sede em São José do Rio Preto (SP); Drogarias Ótima Farma, com 31 farmácias situadas em Betim (MG); e Farmácias Brava, com 37 lojas, sediadas em Pato Branco (PR).
Tamascia explica que o crescimento da Febrafar é impulsionado por dois fatores principais: a adesão de novas lojas e redes e a abertura de novas lojas, todos respaldados pelos resultados que a federação proporciona. Ele ressalta a mentalidade empreendedora como um motor-chave desse crescimento.
O diretor-geral da Febrafar, José Abud Neto, enfatiza que o crescimento da Febrafar é um processo sustentável que exige comprometimento genuíno com o associativismo de resultados.
Leia também: Farmarcas alcança faturamento de R$ 7,1 bilhões em junho
“O mercado farmacêutico está em constante evolução, com clientes cada vez mais empoderados, tornando a inovação e a digitalização das farmácias uma prioridade. Nesse sentido, a Febrafar continua a se aprimorar constantemente para atender às demandas que surgem”, explica Neto.
Podemos afirmar hoje, com base em números, que se criou um movimento associativista que impactou muito no mercado. “O modo desenvolvido está aí para ser replicado, mas para que realmente o sucesso seja alcançado, acredito em uma regra muito importante: o andar juntos em busca de objetivos coletivos e não individuais”, finaliza José Abud Neto.