O Grupo Profarma divulgou seu Relatório de Sustentabilidade de 2023 no dia em que completou 63 anos de história. O documento consolida o compromisso da companhia em ser transparente com todos os públicos com os quais se relaciona, apresenta sua atuação em relação à agenda ESG e os impactos positivos gerados pelos seus negócios – Profarma Distribuição e Rede d1000 – que, este ano, publica o relatório com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (versão 2021).
Leia: Rede d1000 lança nova marca
O relatório apresenta as principais iniciativas desenvolvidas pela companhia, como a entrega do 1° Centro de Distribuição Ecoeficiente, que gera menos impactos ambientais, e a utilização de energia solar em 54% das lojas da Rede d1000. O documento destaca, ainda, que mais de 240 mil pessoas foram impactadas pelas ações do Instituto Profarma, sendo 80 ONGs assistidas, com o apoio de 49 parceiros, e mais de 80 toneladas de alimentos e suplementos doados. Desde 2019, o Instituto possui uma parceria estratégica com o UNICEF e já repassou aproximadamente R$ 10 milhões para projetos apoiados, conquistando um valor recorde de arrecadação em 2023.
“As práticas ESG nos desafiam a considerar que o valor de uma empresa é mais do que o que ela cria, é também como contribui para um futuro melhor. As iniciativas realizadas e as parcerias que estabelecemos garantiram um aprendizado muito grande, que empoderaram e potencializaram a nossa participação social”, afirmou Deborah Birmarcker, diretora de ESG do Grupo Profarma e presidente do Instituto Profarma.
A evolução na agenda ESG da companhia foi possível através de uma governança corporativa robusta, que assegura que todos os aspectos sociais e ambientais sejam relevantes dentro das práticas, processos e sistemas implementados nos negócios. Nesse sentido, o Grupo Profarma recebeu o selo Women on Board (WOB), concedido a empresas que têm pelo menos duas conselheiras efetivas em seu Conselho de Administração, demonstrando sua preocupação com a diversidade e a representatividade feminina. A Companhia também foi reconhecida como uma das 50 melhores empresas em Excelência em Gestão de Pessoas, em um levantamento realizado pelo Grupo Gestão RH com apoio técnico da FGV In Company.
Dentro dos aspectos ambientais, o Grupo Profarma reutilizou 13,5 milhões de caixas de papelão na operação e poupou 103 milhões de folhas de papel A4 com o uso de novas etiquetas no processo de separação de mercadoria. Consequentemente, mais de 30 mil árvores deixaram de ser desmatadas. Além disso, 7,9 toneladas de resíduos foram coletadas no CD Ecoeficiente de Itapevi (SP), de outubro a dezembro.
Leia também: Cinco dicas para uma gestão financeira de sucesso
“Mesmo diante de um ano mais desafiador do que esperávamos, 2023 garantiu conquistas muito importantes. Sem dúvidas, a disciplina e a velocidade de respostas com que tocamos os negócios garantiram uma entrega qualificada e precisa”, disse Sammy Birmarker, CEO do Grupo Profarma.
Para acessar ao Relatório de Sustentabilidade de 2023, acesse: https://grupoprofarma.com.br/esg/.