Primeiro paracetamol injetável pronto para uso chega ao Brasil

Halexminophen foi incluído na lista de medicamentos de referência eleitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Publicidade

O paracetamol injetável, amplamente utilizado em diversos países, ainda é raro no Brasil. Essa situação pode mudar com a introdução do primeiro tipo de medicamento em bolsas prontas para uso, lançado pela farmacêutica Halex Istar, localizada em Goiânia (GO). Esse medicamento oferece uma alternativa à dipirona, especialmente em casos de alergia, episódios de êmese (vômito) que impedem a ingestão de comprimidos, ou situações em que a administração retal não é viável.

Leia: Remédios para diabetes estão entre os dez mais vendidos na plataforma

Atualmente, o uso do paracetamol injetável está restrito a hospitais. Seu efeito analgésico começa aproximadamente 15 minutos após a administração, atingindo o pico em uma hora e durando entre quatro e seis horas. No momento, o paracetamol está disponível no mercado brasileiro apenas nas formas de xarope, gotas, comprimidos e supositórios.

O seu uso é restrito ao ambiente hospitalar. “A história do paracetamol injetável reflete a contínua evolução dos tratamentos médicos, proporcionando opções terapêuticas mais eficazes e convenientes para o benefício dos pacientes”, ressalta a farmacêutica Caroline Fagundes do Amaral Lenza, gerente corporativa de qualidade e assuntos regulatórios da Halex Istar Indústria Farmacêutica, sediada em Goiânia, responsável pela produção pioneira do medicamento.

Leia também: Saiba as mudanças realizadas no site do CRF-RJ

O paracetamol, na forma injetável, foi registrado como Halexminophen. O registro foi publicado pela Anvisa como medicamento novo (Nova Forma Farmacêutica) no país. É considerado um medicamento inovador pela sua forma farmacêutica, sendo incluso na lista de medicamentos de referência eleitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 02 de setembro de 2022. O Halexminophen é o único paracetamol injetável com fabricação nacional.

Fonte: CFF

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Companhia eliminou processos internos e está estimulando um ambiente mais colaborativo.
Diante desse cenário, as Farmácias Associadas concentram mais de 500 lojas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 13 de novembro.
Entre janeiro e julho de 2024, o volume de resíduos de medicamentos vencidos, além de suas embalagens, chegou a 250 toneladas.
Estão proibidos a comercialização e o uso de termômetros e esfigmomanômetros com colunas de mercúrio nos serviços de saúde.
Empresas capacitarão diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social no Programa Empreendedores da Beleza.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo