Projeção para o reajuste dos preços dos medicamentos em 2025

Farmácias e drogarias podem abastecer seus estoques antes da alteração e devem se preparar para a implementação dos novos valores.
Publicidade

A Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (Abcfarma) divulgou um boletim sobre a definição dos percentuais de reajuste dos preços dos medicamentos para 2025, que já pode ser feita com base nos últimos dados econômicos divulgados. De acordo com as informações, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro registrou 1,31%, elevando o acumulado dos últimos 12 meses. Isso significa que o aumento poderá ser de 5,06%.

Leia: Inea suspende o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos para farmácias

Com isso, foram projetados os novos tetos de reajuste estabelecidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), considerando os fatores regulatórios e econômicos aplicáveis.

Prováveis percentuais de reajuste para 2025

• Nível 1: 5,06%
• Nível 2: 3,83%
• Nível 3: 2,60%

Nível 1 – Categoria com maior participação de genéricos (genéricos com faturamento igual ou superior a 20%) e, portanto, um teto mais alto de reajuste. Neste nível, estão enquadrados os medicamentos em mercados concorrenciais, com incidência nula do Fator X, ou seja, com repasse integral da inflação medida pelo IPCA, referente aos 12 meses acumulados entre março de 2024 e fevereiro de 2025.

Nível 2 – Categoria com participação média de genéricos (representam entre 15% e 20% do faturamento), com um teto de reajuste intermediário. Neste nível, estão os medicamentos em mercados com concorrência moderada, incidindo um impacto de 50% (cinquenta por cento) de desconto do valor do Fator X em relação ao IPCA, referente aos 12 meses acumulados entre março de 2024 e fevereiro de 2025.

Nível 3 – Categoria com menor participação de genéricos (inferior a 15% do faturamento), apresentando menor concorrência de mercado e, portanto, um índice de reajuste mais baixo. Neste nível, estão os medicamentos em mercados com baixa concorrência ou monopolistas, onde o desconto do Fator X em relação ao IPCA, referente aos 12 meses acumulados entre março de 2024 e fevereiro de 2025, é de 100% (cem por cento).

Para saber quais medicamentos estão enquadrados em cada nível, é necessário consultar a CMED ou fontes oficiais que fornecem informações sobre a concorrência e os preços dos medicamentos no Brasil.

Critérios de cálculo

O reajuste anual dos medicamentos segue a metodologia definida pela CMED, que leva em consideração três fatores principais:

  • IPCA acumulado dos últimos 12 meses: 5,06%;
  • Fator X (produtividade do setor): 2,459%;
  • Fator Y (ajuste de concorrência): 0,00%.

Esses índices determinam os limites máximos para a correção de preços dos medicamentos regulados, garantindo previsibilidade ao setor.

Impactos e orientações ao mercado

O reajuste oficial impacta diretamente a formação de preços no setor farmacêutico, influenciando estratégias de precificação, margens de lucro e planejamento financeiro para farmácias e distribuidores.

Leia também: Justiça concede liminar à Ascoferj para garantir a liberdade profissional e econômica

Anualmente, a CMED divulga o percentual que as indústrias farmacêuticas podem aplicar aos preços dos medicamentos. Esse reajuste ocorre sempre no dia 31 de março de cada ano. Até o momento, a câmara não oficializou o índice de 2025.

“As empresas devem revisar suas tabelas de preços e se preparar para a implementação dos novos valores, respeitando os limites estabelecidos pela CMED”, comenta Rafael Espinhel, presidente Executivo da Abcfarma.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

loading...

Veja também

Em atuação de destaque como diretor de Marcas há quase cinco anos, o executivo é promovido ao cargo antes ocupado por Marina Fernie.
Marca conquista os prêmios Effie Awards e MMA Smarties e reforça seu compromisso com os consumidores e com o público gamer.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo