Supera Farma completa 13 anos no mercado farmacêutico

Empresa avança com novas estratégias comerciais enquanto reforça os valores da marca.
Publicidade

Uma empresa jovem, mas que já consolidou sua posição no mercado farmacêutico, é a Supera Farma, marca que celebra seu 13º aniversário em agosto de 2024, reafirmando seu compromisso de ser reconhecida não apenas pela qualidade e eficácia de suas linhas de tratamento, mas também pelo cuidado e valorização de seus colaboradores e parceiros.

Leia: Supera Farma anuncia doação de R$ 4,8 milhões em medicamentos para o Rio Grande do Sul

Após um ano de transformação em 2023, que incluiu o rebranding da marca com uma nova identidade visual, a implementação do sistema ERP SAP em seus processos e uma corrida para alcançar a marca de 1 bilhão em faturamento líquido, a Supera Farma iniciou 2024 com um ritmo ainda mais acelerado. A expansão da força de vendas com a adição de 90 novos propagandistas, o lançamento de produtos e a formulação de estratégias com parceiros são algumas das ações em andamento para enfrentar um desafio de vendas ainda maior.

A equipe comercial prevê o lançamento de 15 produtos, entre novas marcas e extensões de linha, nos segmentos de sistema nervoso central, dor, cardiometabólico, respiratório e suplementos alimentares. A quantidade de produtos faz de 2024 o ano com o maior número de lançamentos na história da Supera. O foco é inovar nas estratégias de marketing, fomentar o desenvolvimento de novos produtos e atuar em novas classes terapêuticas, aumentando a diversidade de medicamentos entregues, com valor diferenciado para médicos e consumidores.

O departamento de Recursos Humanos também tem desempenhado um papel crucial para garantir que a empresa não apenas alcance seus objetivos de negócios, mas também se destaque pela promoção da saúde mental e do bem-estar de seus colaboradores. A criação da Célula de Saúde Integral é um exemplo desse comprometimento, pensada para oferecer suporte abrangente nas áreas física, mental, emocional, social e financeira para todos os membros da equipe.

A Supera Farma também reafirma seu compromisso com a diversidade e a inclusão. Em parceria com o Sindusfarma, a empresa lançou a cartilha “Pessoas com Deficiência”, que orienta outras empresas sobre a contratação e integração de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. A cartilha cobre aspectos importantes, como busca e abordagem de candidatos, processo seletivo e orientação dos gestores.

Com um foco especial na equidade de gênero, a Supera Farma lançou o projeto de Mentoria Feminina, voltado para o desenvolvimento profissional de todas as propagandistas de sua força de vendas. A partir da iniciativa, quatro propagandistas foram promovidas a gerentes distritais, e a empresa tem cultivado uma cultura organizacional que valoriza e incentiva o protagonismo feminino.

Da mesma forma, o trabalho geral de formação de novas lideranças segue a todo vapor. A novidade é a Academia de Liderança. Focada na gestão emocional, ela visa promover a conscientização sobre saúde mental, fortalecendo a cultura de segurança psicológica, desenvolvendo executivos e líderes para serem aliados/embaixadores da pauta de saúde mental e capacitando-os para que possam gerenciar de forma mais humanizada. Desenvolvido em parceria com a consultoria Vittude, é um programa para identificação de oportunidades e alerta sobre futuros desafios.

Para a Supera Farma, este é um pilar inegociável, já que a empresa visa capacitar a liderança com conhecimento profundo e habilidades em saúde mental, visando não apenas informar, mas também engajar na construção de um local de trabalho seguro e produtivo, mas, sobretudo, saudável emocionalmente.

Neste ano, a empresa também revisou todos os seus Valores Institucionais. A identidade visual do projeto foi elaborada em parceria com uma agência de publicidade composta por criativos com deficiência intelectual, paralisia cerebral, autismo ou outras características do espectro. O trabalho recria os valores da Supera de forma diversa e inclusiva, reforçando o compromisso da marca com a inclusão e a equidade.

O reforço institucional desses valores tem como objetivo manter a marca forte frente aos desafios e gerar uma identificação mais profunda tanto com o público quanto com os colaboradores. Com todas essas ações, a Supera Farma continua a avançar com determinação, comprometida com a inovação, a inclusão e a excelência, enquanto se prepara para um futuro promissor e desafiador.

A Empresa

Fundada em agosto de 2011, a Supera Farma possui um modelo de negócio voltado à promoção e comercialização de medicamentos, com o propósito de levar a maior diversidade de medicamentos ao maior número de médicos e pacientes, provendo soluções em saúde e transformando vidas.

Leia também: Neurociência ganha papel cada vez mais importante no varejo farmacêutico

A empresa atua em todos os estados brasileiros e possui um amplo portfólio de diversas classes terapêuticas, como angiologia, cardiologia, clínica geral, endocrinologia, geriatria, ginecologia, neurologia, ortopedia, otorrino, pediatria, psiquiatria, reumatologia e urologia, com cerca de 200 apresentações.

Antes mesmo de completar uma década, a Supera garantiu a 12ª colocação no ranking de receituário Close-Up (a segunda maior penetração de mercado no último MAT – Moving Annual Total) e a 7ª maior em ganho de market share em 2022, de acordo com a IQVIA. Mais recentemente, o Grupo Eurofarma, composto pelas empresas Eurofarma, Supera e Momenta, também atingiu 10% de market share em julho de 2023, ampliando a posição frente à concorrência e firmando sua presença na memória dos médicos e na vida dos pacientes.

A Supera Farma se orgulha ainda de sua atuação na gestão de pessoas. Desde 2017, figura anualmente como uma das melhores indústrias farmacêuticas para se trabalhar no Brasil, segundo o ranking Great Place To Work.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Foram transportados mais de 2,9 milhões de volumes no período de janeiro a abril de 2024; entre os principais produtos estão comprimidos e xaropes.
Curso apresentou as atividades diárias que devem ser realizadas pelos farmacêuticos e as normativas prescritas por Anvisa e CFF.
De acordo com levantamento da Salesforce, cerca de 80% dos brasileiros consideram a experiência com uma empresa importante.
IA pode automatizar processos das farmácias, reduzindo custos e garantindo que os produtos certos estejam disponíveis para os consumidores
Coleta de dados ajuda as empresas a adequarem suas ações às demandas de mercado e do seu público-alvo.
Nos últimos quatro anos, foram investidos mais de R$ 60 milhões em P&D, transformação digital e capacitação interna, além de R$ 130 milhões em M&A.
Não existem mais matérias para exibir.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.

Pular para o conteúdo