Veja como a farmácia pode auxiliar o paciente na adesão ao tratamento

Investir em uma comunicação objetiva e em um relacionamento mais próximo com o paciente são algumas dicas.
Publicidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% da população mundial não adere ao tratamento. No Brasil, a Pesquisa Nacional sobre o Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (PNAUM) estimou que esse percentual cai para 30%. Para reduzir esses índices e auxiliar os pacientes, é muito importante que o farmacêutico invista no relacionamento com eles e reforce as orientações do tratamento.

Leia: Serviços de saúde crescem quase 70% em farmácias com salas de atendimento

Cínthia Rios, farmacêutica clínica, pesquisadora e coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Permanente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), comentou, no programa “É de Farmácia”, que vários fatores influenciam a não adesão ao tratamento, seja ela intencional, seja não intencional.

No que diz respeito a não adesão intencional, o paciente discorda de maneira consciente em seguir as orientações prescritas pelo médico. Já em relação a não adesão não intencional, o usuário do medicamento provavelmente enfrenta dificuldades, entre elas, não saber utilizar o medicamento de forma correta, esquecer de tomar ou seguir o tratamento de acordo com a sua própria interpretação. “Entre os principais fatores para a falta de adesão ao tratamento estão as características do paciente: as mulheres, por exemplo, aderem mais do que os homens. A idade, o nível de escolaridade e as condições econômicas também influenciam na adesão”, explica a especialista.

Farmacêutico deve cuidar do usuário do medicamento

Cínthia comentou ainda que é papel do farmacêutico cuidar do usuário do medicamento e não apenas do medicamento em si, e que as chances de adesão são maiores quando se estabelece vínculo com o paciente. Ela ainda deu mais algumas dicas:

– Conheça o paciente para que você possa ajudar nas dificuldades dele;

– Estude o medicamento para alertar e manejar os efeitos colaterais;

– Oriente sobre o uso correto e os possíveis efeitos colaterais;

– Pergunte se o paciente está conseguindo usar o medicamento e como está sendo feito o tratamento;

– Ajude o paciente a entender os motivos que o levaram a fazer o tratamento;

– Avalie os resultados do tratamento.

Vale pontuar que as farmácias e drogarias precisam de um espaço dedicado ao atendimento farmacêutico. Nesse local, o farmacêutico terá mais condições estruturais e um ambiente favorável à comunicação e à orientação sobre o uso adequado do medicamento.

Leia também: Saiba quais foram os medicamentos mais buscados no primeiro semestre de 2023

Colocando todas essas dicas em prática, o profissional farmacêutico contribuirá para fidelizar esse cliente e fortalecer a marca da farmácia. Certamente, esse paciente notará o atendimento diferenciado e não buscará a concorrência. Além disso, o estabelecimento será reconhecido por suas boas práticas farmacêuticas.

“Eu não vejo outro caminho senão uma proposta de cuidado com o paciente, porque, na verdade, é isto que as pessoas vão buscar na farmácia: saúde”, finaliza Cínthia.

Fonte: É de Farmácia/Ascoferj

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo