Drogaria Retiro alcança 70 lojas e comemora crescimento acima do mercado farmacêutico

Em entrevista à Revista da Farmácia, Adriano Santos, diretor Comercial da rede, relembra momentos marcantes da sua carreira e do negócio da família.
Drogaria Retiro alcança 70 lojas e comemora crescimento acima do mercado farmacêutico
Pollyana, Gelza, Jerônimo e Adriano Santos: família reunida na celebração de 50 anos de história da rede
Publicidade

A Drogaria Retiro foi fundada em 1974 pelo empresário Jerônimo Santos. A rede de farmácias nasceu no bairro Retiro, um dos mais populosos de Volta Redonda (RJ), e ganhou esse nome justamente por estar enraizada nesse local. O que começou com uma única unidade é atualmente uma rede com 70 lojas espalhadas por 14 municípios da região Sul Fluminense. Em 2024, completou 50 anos de história com uma comemoração que reuniu colaboradores, fornecedores e distribuidores.

Espaço publicitário

Adriano Santos, diretor Comercial da Drogaria Retiro, é o filho mais velho de Jerônimo. Ele tem mais dois irmãos, Pollyana e Gustavo Santos. Em uma entrevista exclusiva à Revista da Farmácia, o farmacêutico e empresário relembrou toda a sua trajetória no negócio da família e os principais momentos que marcaram os 50 anos de história da rede. Leia a entrevista a seguir:

Revista da Farmácia: Adriano, poderia contar como você entrou no negócio da família?

Adriano: Eu comecei a trabalhar na farmácia com 13 anos, durante as minhas férias escolares. O meu pai, Jerônimo, me estimulava a limpar as prateleiras e a ler os nomes dos medicamentos. Com o tempo, comecei a vendê-los no balcão. Quando completei 16 anos, ingressei no Ensino Médio e cursei Técnico em Patologia Clínica. Anos depois, por influência do meu pai, fiz graduação em Farmácia na cidade de Barra Mansa. A minha rotina, nesse período, era dividir meu tempo entre trabalho e estudo. Já minha irmã, Pollyana, cursou Direito e, posteriormente, migrou para a área financeira do negócio. Meu irmão passou no vestibular e cursou Medicina.

Revista da Farmácia: A área de informática também era sua outra paixão. Você chegou a fazer alguma atividade na farmácia?

Adriano: Eu sempre gostei de tecnologia e, nos anos 1990, ajudei a automatizar a primeira loja com o objetivo de padronizar processos, cadastrar os produtos e analisar os números das vendas. Quando meu pai percebeu as vantagens da automação, deu carta branca para iniciamos a implantação do sistema em outras unidades.

Revista da Farmácia: Quais foram os aprendizados que você também teve com sua experiência no balcão da farmácia?

Adriano: A experiência no balcão trouxe aprendizados valiosos, mas, principalmente, a certeza de que o cliente está no centro de tudo. Lembro-me de alguns casos da época em que eu trabalhava com o meu pai. Vi-o salvar a vida de três pessoas que chegaram à farmácia infartando. Ele reconheceu todos os sinais e sintomas de infarto e prestou todo o suporte necessário. Acredito que situações como essa também tenham me incentivado a ingressar na área da saúde.

Revista da Farmácia: Adriano, a procura por serviços de saúde nas farmácias tem crescido. A Retiro tem feito investimentos nessa área?

Adriano: Atualmente, temos mais de 20 salas de serviços farmacêuticos na rede, que nomeamos de Retiro Assiste. Nelas, realizamos aferição de pressão, aplicação de injetáveis, testes rápidos, entre outros atendimentos.

Revista da Farmácia: E como está a Retiro neste momento da nossa entrevista?

Adriano: A Drogaria Retiro conseguiu crescer acima do mercado, registrando um aumento anual de 10%. Também passamos por um processo de expansão. Agora, estamos reformando algumas das nossas lojas e investindo em ampliação de mix e gerenciamento de categorias de produtos para aumentar as vendas. Além disso, continuamos investindo no treinamento das nossas equipes.

Revista da Farmácia: A concorrência no Sul Fluminense está cada vez maior. O que a Retiro faz para ganhar a preferência do cliente?

Adriano: Nós investimos no relacionamento com as indústrias farmacêuticas e distribuidoras, visando trazer benefícios para nossos clientes e colaboradores. A campanha Tiro Certo, por exemplo, é um projeto que mantemos com a indústria com o objetivo de reconhecer nosso time interno, fornecedores e distribuidores. Em 2024, ela completou dez anos. Também estamos melhorando o layout das nossas lojas para atrair mais clientes.

Revista da Farmácia: Adriano, 50 anos não são 50 dias. Poderia destacar quais foram os momentos e projetos mais marcantes da rede?

Adriano: Posso destacar momentos muito importantes: a construção do nosso centro de distribuição (CD), que foi inaugurado há 15 anos, e a nova sede da empresa. Também nos adaptamos às tendências do mercado farmacêutico e modernizamos os softwares da rede.

Leia também: Drogaria Retiro comemora 50 anos de história

Revista da Farmácia: O mercado farmacêutico cresceu e não é o mesmo comparado ao de dez anos atrás. Na sua opinião, o que mudou?

Adriano: Do meu ponto de vista, houve um aumento na quantidade de lojas disputando o mesmo espaço. Em Volta Redonda, por exemplo, já não há mais lugar para abrir novas unidades. Por outro lado, notei que a legislação mudou bastante e, hoje, as farmácias se transformaram em hubs de saúde. Outra inovação é a venda de espaços publicitários para a indústria farmacêutica em seus próprios canais, como sites.

Revista da Farmácia: Quais conselhos você daria para um empresário que deseja abrir sua primeira farmácia?

Adriano: O meu conselho é que esse empresário conheça profundamente suas finanças e defina como fará o gerenciamento de estoque, contando com o apoio de um sistema. Além disso, é fundamental analisar corretamente os indicadores da farmácia e contratar profissionais qualificados para compor a equipe de vendas.

Espaço publicitário

Revista da Farmácia: Para finalizar, poderia revelar quais são os projetos e novidades da Retiro?

Adriano: Planejamos inaugurar cinco lojas ainda em 2025 e reformar outras. Nosso objetivo é abrir uma unidade por mês em outros municípios. Recentemente, lançamos nosso novo e-commerce e desejamos estar presentes em

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Retirada do termo “Drogaria” reforça a nova proposta da rede de ir além da farmácia tradicional do Rio de Janeiro.
Novo serviço permite a compra de medicamentos, itens de higiene, beleza e serviços farmacêuticos com mais conveniência.
Até 30 de junho, a marca realizará ativações na loja 999, em Fortaleza (CE).
Campanha identifica áreas de risco elevado de incidência da doença respiratória e alerta a população sobre a importância de se vacinar.
Em parceria com a Simples Trade, a loja conceito 999 conta com ação especial com o objetivo de promover uma experiência visual imersiva.
Quinzena dos Genéricos vai até 31 de maio, com condições especiais para clientes que utilizarem o Vuon Card.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.