Speed Farma comemora 22 anos de história e planeja investimentos

Em entrevista à Revista da Farmácia, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025.
Speed Farma comemora 22 anos de história e planeja investimentos
Foto: Gilberto Sartori, fundador da Speed Farma, na sede administrativa, em Niterói (RJ)
Publicidade

As Drogarias Speed Farma são uma das principais redes independentes de farmácias do Leste Fluminense do Rio de Janeiro e, neste ano, completaram 22 anos de história. Atualmente, a rede conta com 15 lojas em Niterói e São Gonçalo e quase 300 colaboradores. A empresa tem se destacado na região pelas ofertas de medicamentos genéricos e cosméticos.

Espaço publicitário

Gilberto Sartori concedeu uma entrevista exclusiva à Revista da Farmácia, relembrou como entrou no varejo farmacêutico e revelou projetos da Speed Farma para o segundo semestre de 2025. Leia a entrevista abaixo:

Revista da Farmácia: Gilberto, poderia contar para a gente como as Drogarias Speed Farma surgiram?

Gilberto: Nasci em Miraí, interior de Minas Gerais, e vim para Niterói (RJ) trabalhar em uma farmácia como balconista. Em pouco tempo, me tornei gerente. Durante esse período, juntei uma quantia e formei sociedade com um amigo. Tornamo-nos franqueados de uma rede e trabalhamos juntos por alguns anos. Mais tarde, deixei a franquia, adquiri a parte dele na sociedade, registrei o nome Speed Farma e inaugurei minha primeira loja própria na cidade, em fevereiro de 2003. Anos depois, comprei a unidade onde trabalhei.

Leia: Segmento de independentes lidera fechamento e abertura de novas farmácias

Revista da Farmácia: Como a Speed Farma está hoje?

Gilberto: A empresa cresceu e, hoje, são 15 lojas e quase 300 colaboradores. Nossas unidades têm uma rádio própria que toca músicas e anuncia as ofertas, e a TV Speed Farma, onde os clientes podem ficar por dentro das principais notícias do dia e receber dicas de saúde. Também desenvolvemos uma Central de Delivery, focada em entregar os pedidos dos nossos clientes com agilidade.

Foto: TV Speed Farma da unidade de Icaraí. Clientes também podem pagar as compras com a moeda social de Niterói

Revista da Farmácia: Vocês planejam inaugurar novas unidades na região?

Gilberto: Sim, existe o desejo de aumentar o nosso número de lojas futuramente. Neste ano, pretendemos realizar reformas em algumas das nossas unidades.

Revista da Farmácia: Gilberto, a procura por serviços de saúde nas farmácias tem crescido. A rede tem investido nesses serviços?

Gilberto: Sim! Atualmente, temos apenas cinco salas de serviços farmacêuticos, e vamos adaptar nossas outras dez lojas para que também disponibilizem esse espaço. Além disso, seguimos nosso calendário e promovemos inúmeras ações ao longo do ano, como, por exemplo, a Tenda da Saúde, em que os farmacêuticos da rede realizam a medição de glicemia e pressão arterial. Em algumas dessas ações, identificamos casos de predisposição ao diabetes e à hipertensão entre nossos clientes.

Revista da Farmácia: Neste ano, a rede completou 22 anos. Como vocês pretendem comemorar?

Gilberto: Realizaremos nossa campanha de aniversário em setembro. Neste ano, pretendemos promover ações em nossas lojas, com sorteios diários e semanais de brindes e grandes prêmios para nossos clientes.

Revista da Farmácia: Gilberto, o que a Speed Farma faz para fidelizar os clientes e se destacar no Leste Fluminense?

Gilberto: A concorrência na região é muito grande. Por isso, procuramos nos diferenciar oferecendo preços competitivos e um excelente atendimento. A nossa Central de Delivery é responsável pelo pós-venda: ela avisa aos clientes quando o medicamento está acabando e oferece nossos produtos. Futuramente, planejamos lançar um aplicativo da Speed Farma.

Foto: Speed Farma do Centro de Niterói oferece descontos em produtos de higiene e cuidados pessoais

Revista da Farmácia: Quais foram as principais conquistas da rede em 2024?

Gilberto: Adquirimos uma nova loja no fim do ano e realizamos treinamentos com nossa equipe, com foco na melhoria do atendimento ao público.

Revista da Farmácia: Para finalizar, quais são as metas e os projetos da Speed Farma para o segundo semestre de 2025?

Gilberto: Vamos intensificar os treinamentos da nossa equipe. Além disso, temos uma marca própria de vitaminas e planejamos ampliar o número de itens.

Leia também: Ascoferj anuncia simulador tributário gratuito

Créditos das fotos: Juan Borges

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Em entrevista à Revista da Farmácia, Wilson Cruz, fundador da rede carioca, conta como surgiu a ideia de criar uma marca ousada e fora dos padrões do mercado.
Diretor da Drogatur relembra a história da rede, celebra as conquistas de 2024 e revela projetos para 2025.
CEO Ilana Braun relembra momentos marcantes de sua trajetória, conta como a empresa carioca surgiu e revela as principais conquistas no Brasil e no exterior.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Ir para o conteúdo