As Drogarias Speed Farma são uma das principais redes independentes de farmácias do Leste Fluminense do Rio de Janeiro e, neste ano, completaram 22 anos de história. Atualmente, a rede conta com 15 lojas em Niterói e São Gonçalo e quase 300 colaboradores. A empresa tem se destacado na região pelas ofertas de medicamentos genéricos e cosméticos.

Gilberto Sartori concedeu uma entrevista exclusiva à Revista da Farmácia, relembrou como entrou no varejo farmacêutico e revelou projetos da Speed Farma para o segundo semestre de 2025. Leia a entrevista abaixo:
Revista da Farmácia: Gilberto, poderia contar para a gente como as Drogarias Speed Farma surgiram?
Gilberto: Nasci em Miraí, interior de Minas Gerais, e vim para Niterói (RJ) trabalhar em uma farmácia como balconista. Em pouco tempo, me tornei gerente. Durante esse período, juntei uma quantia e formei sociedade com um amigo. Tornamo-nos franqueados de uma rede e trabalhamos juntos por alguns anos. Mais tarde, deixei a franquia, adquiri a parte dele na sociedade, registrei o nome Speed Farma e inaugurei minha primeira loja própria na cidade, em fevereiro de 2003. Anos depois, comprei a unidade onde trabalhei.
Leia: Segmento de independentes lidera fechamento e abertura de novas farmácias
Revista da Farmácia: Como a Speed Farma está hoje?
Gilberto: A empresa cresceu e, hoje, são 15 lojas e quase 300 colaboradores. Nossas unidades têm uma rádio própria que toca músicas e anuncia as ofertas, e a TV Speed Farma, onde os clientes podem ficar por dentro das principais notícias do dia e receber dicas de saúde. Também desenvolvemos uma Central de Delivery, focada em entregar os pedidos dos nossos clientes com agilidade.

Revista da Farmácia: Vocês planejam inaugurar novas unidades na região?
Gilberto: Sim, existe o desejo de aumentar o nosso número de lojas futuramente. Neste ano, pretendemos realizar reformas em algumas das nossas unidades.
Revista da Farmácia: Gilberto, a procura por serviços de saúde nas farmácias tem crescido. A rede tem investido nesses serviços?
Gilberto: Sim! Atualmente, temos apenas cinco salas de serviços farmacêuticos, e vamos adaptar nossas outras dez lojas para que também disponibilizem esse espaço. Além disso, seguimos nosso calendário e promovemos inúmeras ações ao longo do ano, como, por exemplo, a Tenda da Saúde, em que os farmacêuticos da rede realizam a medição de glicemia e pressão arterial. Em algumas dessas ações, identificamos casos de predisposição ao diabetes e à hipertensão entre nossos clientes.

Revista da Farmácia: Neste ano, a rede completou 22 anos. Como vocês pretendem comemorar?
Gilberto: Realizaremos nossa campanha de aniversário em setembro. Neste ano, pretendemos promover ações em nossas lojas, com sorteios diários e semanais de brindes e grandes prêmios para nossos clientes.
Revista da Farmácia: Gilberto, o que a Speed Farma faz para fidelizar os clientes e se destacar no Leste Fluminense?
Gilberto: A concorrência na região é muito grande. Por isso, procuramos nos diferenciar oferecendo preços competitivos e um excelente atendimento. A nossa Central de Delivery é responsável pelo pós-venda: ela avisa aos clientes quando o medicamento está acabando e oferece nossos produtos. Futuramente, planejamos lançar um aplicativo da Speed Farma.

Revista da Farmácia: Quais foram as principais conquistas da rede em 2024?
Gilberto: Adquirimos uma nova loja no fim do ano e realizamos treinamentos com nossa equipe, com foco na melhoria do atendimento ao público.
Revista da Farmácia: Para finalizar, quais são as metas e os projetos da Speed Farma para o segundo semestre de 2025?
Gilberto: Vamos intensificar os treinamentos da nossa equipe. Além disso, temos uma marca própria de vitaminas e planejamos ampliar o número de itens.
Leia também: Ascoferj anuncia simulador tributário gratuito
Créditos das fotos: Juan Borges