Impactar pessoas e expandir conexões: esses foram os objetivos da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) com a realização do Conexão Farma 2025, que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de março e reuniu milhares de profissionais do setor farmacêutico no Expo Center Norte (SP).
A edição deste ano teve uma programação diversificada, com palestras sobre gestão, tecnologia, processos, pessoas e tendências do mercado farmacêutico para os próximos anos. Além disso, durante a feira, os expositores apresentaram soluções e produtos ao público e fizeram networking.
Os visitantes contaram com uma inovação durante a feira: um aplicativo interativo que funcionava como uma comunidade. Eles compartilharam suas experiências durante o evento, e as empresas faziam postagens sobre as ações que estavam acontecendo nos estandes. Também era possível interagir com outras pessoas por meio do chat, avaliar os palestrantes e se localizar no mapa digital.
Confira, a seguir, o que aconteceu durantes os três dias do Conexão Farma 2025:

No primeiro dia da feira, Renato Diniz e Cirléia Morato conduziram, na Arena Varejo em Foco, uma palestra com o tema Aumento das vendas na farmácia por meio de múltiplos canais de atendimento, com a participação de Carol Barros e Pollyanna Tamascia.
Eles analisaram uma pesquisa realizada pelo Grupo Único Contato com mais de mil drogarias. O levantamento mostra que 53,5% dos estabelecimentos não vendem produtos por meio das redes sociais. Além disso, 62,8% das drogarias não utilizam aplicativos de delivery.
Os dados destacam que muitas drogarias ainda não estão no ambiente digital e não oferecem a experiência omnichannel para o shopper, mesmo sendo uma tendência para os próximos anos.
Com as informações da pesquisa, eles discutiram os desafios do varejista em usar as redes sociais e tocar o negócio sozinho. “O empresário que tem uma única loja e precisa fazer tudo deve saber onde colocar sua energia. É necessário escolher quais batalhas vai enfrentar. Primeiro, ele deve focar no Instagram, por exemplo, e contar com uma ferramenta que auxilie no gerenciamento do perfil da farmácia. Depois, ele pode trabalhar outras redes sociais. Não dá para não estar presente nos canais digitais”, disse Pollyanna.
Em entrevista à Revista da Farmácia, Renato Diniz comentou que os empresários também precisam entender as demandas do cliente. “O WhatsApp é uma ferramenta de relacionamento com a qual o gestor pode entender o seu cliente para, em seguida, atender. Como consequência, essa ação gerará vendas”, comenta Renato.
No final da palestra, Cirléia Morato pontuou que muitos empresários desejam aumentar as vendas nos canais digitais, mas não sabem o que fazer. Ela afirmou que eles precisam oferecer um excelente atendimento tanto no balcão quanto no ambiente digital. “Os gestores não precisam ficar procurando chifre na cabeça de cavalo. Basta oferecer na farmácia o básico bem-feito”, finaliza.

A Natulab, empresa focada em cuidado e bem-estar e uma das principais quando o assunto é medicamentos isentos de prescrição (MIP), medicamentos fitoterápicos e suplementos vitamínicos, marcou presença em mais uma edição, celebrando seus 25 anos de história e, aproveitando a ocasião, lançou sua nova campanha de marketing 360° com as cinco maiores marcas da companhia.
Entre os destaques de seu estande, a Natulab apresentou o Seakalm, um dos principais fitoterápicos do mercado; a Maxalgina, uma das marcas mais relevantes no segmento de medicamentos isentos de prescrição em todo o país; o Natucler, suplemento alimentar com fórmula avançada que contribui para a saúde do fígado; e as linhas Hidralyte e Hidraplex, desenvolvidas para prevenir e combater a desidratação.
“Este ano teve um significado especial para a nossa história, e nosso estande no evento contou um pouco da trajetória da Natulab”, explica Ronnie Motta, Chairman da Natulab.

Ivan Engel, diretor de Serviços e Insights ao Varejo e Distribuição da Close-Up, apresentou, na Arena Conecta Farma, os resultados de uma pesquisa da Close-Up e destacou os impactos da localização de uma farmácia na performance de vendas, como estar ou não em uma esquina.
O levantamento mostra que o preço médio dos produtos da loja de esquina é de R$ 43; a venda média supera R$ 735 mil; e o sortimento médio é de 10.010 unidades. Já o preço médio dos itens do estabelecimento que não está em uma esquina é de R$ 37; a venda média é superior a R$ 573 mil; e o sortimento médio é de 8.652 unidades.
Sendo assim, o estudo demonstrou que as lojas localizadas em esquinas vendem mais e que o sortimento médio desses estabelecimentos é maior.
Os dados também destacam que é nos centros comerciais que as farmácias vendem mais e que estar próximo de outros varejos, como supermercados, pode ser uma boa estratégia para atrair o público e aumentar as vendas.

O fundador e mentor do G4 Educação e presidente da Loja Integrada, Alfredo Soares, atraiu centenas de visitantes à Plenária e conduziu a palestra Bora Vender no segundo dia do evento. O carioca, com seu jeito descontraído, prendeu a atenção do público e deu dicas de como a drogaria pode se destacar em meio às transformações do comportamento do consumidor.
De acordo com dados do relatório The Future of Sales and Marketing Is Here – BCG, apresentados por Alfredo, 80% dos shoppers são mais favoráveis a comprar de empresas que oferecem vendas personalizadas, e 40% mudam de ideia por causa de algo nos momentos de interação com a marca. “Esses indicadores mostram uma coisa muito importante: a comunicação vai influenciar o resultado de todos os negócios nos próximos dez anos. É fundamental criar estratégias de comunicação alinhadas ao comportamento do cliente”, alerta.

A Medix, importadora brasileira com 800 SKUs, entre eles luvas e compressas de gaze, expôs seu portfólio na feira. A empresa deseja ampliar seu atendimento no canal farma por meio dos distribuidores parceiros, como a Aldebran Distribuidora, e eventos como o Conexão Farma 2025.
“Na edição deste ano, nós apresentamos as nossas luvas profissionais, as luvas com registro na Anvisa e as máscaras. Todo o nosso mix pode ser vendido em farmácias e drogarias”, comenta Tiago Sales, representante comercial da Medix, em entrevista à Revista da Farmácia.

A indústria de cosméticos Beleza Negra &Co, que atende pessoas com cabelos crespos e cacheados, apresentou suas linhas de produtos aos visitantes do Conexão Farma 2025.

A linha Kids é composta por três itens: shampoo, condicionador e creme de pentear. “Ela é uma linha suave, com um cheiro bem agradável, não arde os olhos das crianças e é livre de petrolatos e parabenos. Os personagens das embalagens representam os meus filhos e os do Fernando, meu sócio”, disse Renato Paiva, diretor de Operações da Beleza Negra &Co.
Renato Paiva também adiantou à Revista da Farmácia que a marca pretende lançar, no segundo semestre, a linha For Men, que contará com produtos de barbear e com o Seu Jorge como garoto-propaganda.
Além disso, ele compartilhou sua experiência no Conexão Farma 2025: “Houve um crescimento nas vendas de cosméticos nas farmácias de todo o Brasil. Por isso, entendemos que não podemos ficar fora desses estabelecimentos e participamos da edição deste ano. Conversamos com alguns empresários e fizemos bons negócios”, comenta.

Para encerrar o evento, Rafael Nunes conduziu uma palestra na Plenária com o tema Neuroliderança – Liderando em um Mundo em Transformação e analisou uma pesquisa da Gallup, renomada empresa de pesquisa de opinião. O levantamento da instituição mostra que 70% do nível de engajamento dos empregados é atribuído à qualidade do chefe, e o estilo de liderança do gestor é responsável por 30% da lucratividade da empresa.
“Eu falei sobre neuroliderança e trouxe reflexões sobre como os líderes podem desenvolver inteligência emocional, engajamento e resiliência em suas equipes. Liderar é, acima de tudo, compreender o comportamento humano e criar ambientes que favoreçam o crescimento. A neurociência aplicada à gestão, por exemplo, é uma ferramenta poderosa para inspirar os gestores e pode transformar resultados”, comenta Rafael Nunes.

Ao final do evento, Juliano Cunha Vinhal agradeceu a participação de todos e confirmou a 20ª edição do Abradilan Conexão Farma, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de março de 2026. “Estamos muito orgulhosos por tudo o que foi feito nos últimos dias. Tudo isso só foi possível graças ao público”, celebrou.
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Em seguida, a dupla sertaneja Guilherme & Santiago realizou o show de encerramento, cantando seus grandes sucessos e outras músicas sertanejas muito conhecidas, que animaram os visitantes.
Créditos das fotos: Ale Fotógrafo e Juan Borges