A 18ª edição do Abradilan Conexão Farma, maior evento do setor farmacêutico do Brasil, promovido e realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), teve recorde de público. Durante os dias 12 e 14 de março, 26.889 mil visitantes passaram pelo Expo Center Norte, em São Paulo (SP), e acompanharam mais de 44 horas de conteúdo exclusivo.
Leia: Laboratório Teuto apresenta no Conexão Farma 2024 os seus projetos para o futuro
“O Conexão Farma 2024 foi um sucesso, superando todas as expectativas de público e patrocínio. Os temas da nossa programação foram planejados para que os visitantes tivessem a melhor experiência. Ano que vem, teremos um evento ainda maior, podem se preparar”, comemora o diretor-executivo da Abradilan, Vinícius Dall’Ovo.
Para encerrar o ciclo de palestras do Conexão Aberta depois de três dias de conteúdo, o presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), Edison Tamascia, falou sobre o papel do associativismo no desenvolvimento e na transformação da gestão do varejo farmacêutico no Brasil.
“Já é o terceiro ano que estamos aqui, com esse espaço para divulgarmos o nosso trabalho, o associativismo, que é uma forma de ajudar o independente a prosperar. A minha palestra foi muito ligada a isto: ao desenvolvimento da farmácia, à ajuda que podemos oferecer ao independente”, disse Tamascia.
Conexão Farma 2024: Farmácia do Futuro e mais de 170 empresas expositoras
A Farmácia do Futuro, projeto idealizado pela Abradilan em parceria com o Guia da Farmácia, teve um espaço privilegiado com o objetivo de demonstrar as tendências do canal farmácia, apresentando novas tecnologias aplicadas ao setor e novas formas de prestação de serviços.
Trata-se de uma experiência para o visitante ter a oportunidade de conhecer ativações com a possibilidade de aplicação imediata em sua farmácia e outras que ainda estão sendo testadas nos varejos, mas que em algum momento farão parte da realidade operacional de muitos estabelecimentos brasileiros.
Participaram da feira mais de 170 expositores, entre eles, grandes indústrias farmacêuticas, além de diversas empresas de serviços de software houses, contabilidade, consultorias, treinamento, empresas de mobiliário, de aparelhos e de Higiene e Beleza (H&B).
A indústria farmacêutica Airela marcou presença, mais uma vez, com vários lançamentos inovadores nas linhas de probióticos, genéricos, medicamentos, nutracêuticos e dermos. “Foi o terceiro ano que estivemos no Conexão Farma e sempre com espaço maior que no ano anterior. A nossa proposta foi trazer toda a nossa linha de produtos das principais três empresas do grupo, formado pela Avvio, Meiskin Swiss e Quaris”, falou o diretor de Inteligência Competitiva da empresa, Felipe Melo.
Empresas reforçam potencial do Conexão Farma em proporcionar novos negócios
O Conexão Farma já é um marco no calendário do varejo farmacêutico, um momento em que o mercado se reúne para discutir os avanços do setor, fazer networking, apresentar lançamentos e realizar muitos negócios.
“Sabemos que muitas conversas são iniciadas no evento, mas muitos negócios acontecem, de fato, no Conexão Farma, porque a feira é muito próxima da alta nos preços dos medicamentos”, pontua Juliano Vinhal, presidente da Abradilan.
Leia também: Projeção do reajuste dos preços dos medicamentos é de 4,50% em 2024
O Grupo NC, conglomerado farmacêutico que reúne as empresas EMS, Brace Pharma, Legrand Pharma, Germed Pharma, Novamed, Nova Química, entre outras, participou da feira. O diretor de Inovação, Pedro Dias, considera fundamental unir os elos da cadeia: o distribuidor, o varejo e a indústria. “É muito importante estarmos presentes em um evento que faz parte do calendário anual do mercado farmacêutico brasileiro”, afirmou Dias.
“O segmento farmacêutico é um canal que tem se desenvolvido muito no Brasil, e nós identificamos ser um setor com muitas oportunidades. Encontramos no Conexão Farma uma chance de identificar essas oportunidades e esperamos que traga retornos para os próximos meses”, conta o gerente de Trade Marketing da Stanley, Luiz Eduardo Fleischner.
O Conexão Farma já está confirmado para 2025, em março, e acontecerá também no Expo Center Norte, na capital paulista.