Farmácias brasileiras estão entre as melhores do mundo, apontam especialistas

PL Connection trouxe à tona discussões fundamentais para o futuro do setor farmacêutico no Brasil, destacando o papel das marcas próprias.
Farmácias brasileiras estão entre as melhores do mundo, apontam especialistas
Foto: Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
Publicidade

Na terça-feira (17/09), o evento PL Connection 2024 foi palco de uma discussão essencial para o futuro do setor farmacêutico no Brasil, com a realização da palestra Inovando Prateleiras de Drogarias: Sucesso de Farmácias com Produtos Exclusivos. O encontro contou com a presença de três grandes nomes do setor: Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma; Renata Mascarenhas, diretora de Marcas Próprias na RD Saúde; e Michele Zitune, diretora comercial de Marcas Próprias da Amicci, que atuou como moderadora. A discussão abordou a importância das private labels e a inovação nas prateleiras das farmácias brasileiras, além de apresentar perspectivas sobre o futuro do mercado.

Leia: Teuto promove treinamento para varejistas farmacêuticos

Sergio Mena Barreto iniciou sua fala destacando o papel da Abrafarma, que reúne as 26 maiores redes de farmácias do Brasil, responsáveis por aproximadamente 50% do faturamento do setor farmacêutico nacional, o que equivale a cerca de R$ 100 bilhões anualmente. “Hoje, 11% das farmácias são responsáveis por 70% da categoria de higiene e beleza no Brasil”, afirmou Barreto. Ele ainda ressaltou o papel transformador da companhia no setor ao longo das últimas três décadas, contribuindo para que as farmácias brasileiras se tornassem referência mundial em eficiência, com baixíssimos índices de perda e alta performance operacional.

Durante a palestra, Mena Barreto fez uma reflexão sobre as missões internacionais promovidas pela Abrafarma, que têm levado empresários do setor a trocas valiosas com outros mercados, inclusive com uma próxima missão para a Índia, em outubro de 2024. “É um mercado em ebulição, especialmente no pós-Covid. A farmácia brasileira é uma das melhores do mundo, em todos os aspectos”, acrescentou.

Estratégias de inovação

Renata Mascarenhas destacou a ambição da empresa em se consolidar, até 2030, como a companhia que mais contribui para uma sociedade mais saudável no Brasil. “Essa visão gerou diversas iniciativas transformacionais dentro da RD, e a digitalização foi um passo crucial”, explicou. Segundo ela, o canal digital da RD já representa quase 20% do faturamento total da rede, resultado de um grande esforço em tecnologia e mudança de mentalidade.

Ela também abordou a relevância das marcas próprias na estratégia da RD Saúde, especialmente a marca Needs, que tem se destacado em diversas categorias, como proteção solar e cuidados infantis. “Hoje, a Needs está presente em mais de 60 categorias e se destaca por trazer inovação e diferenciação, além de ser uma marca que trabalha de forma colaborativa com nossos parceiros”, acrescentou.

Michele Zitune, moderadora do painel, direcionou a conversa para o crescimento das marcas próprias nas farmácias. Mena Barreto enfatizou que o mercado de Consumer Health, avaliado em R$ 100 bilhões, viu um crescimento exponencial das private labels, que já representam R$ 4,5 bilhões desse montante. “Enquanto o mercado cresce a 12,5% ao ano, as marcas próprias crescem a uma taxa de 22%, ou seja, o dobro do mercado”, apontou.

Outro ponto alto da palestra foi a discussão sobre os serviços oferecidos nas farmácias, que têm ampliado o papel das redes no cuidado à saúde dos brasileiros. Barreto destacou que as farmácias se tornaram a porta de entrada do sistema de saúde no Brasil, especialmente durante a pandemia de Covid-19, quando elas realizaram 21 milhões de testes em 6 mil salas de atendimento. “A farmácia brasileira salvou 2 milhões de pessoas durante a pandemia, ao identificar casos graves de síndrome respiratória que necessitavam de encaminhamento imediato para hospitais”, relatou Barreto.

Renata Mascarenhas complementou que os serviços farmacêuticos, como vacinas e testes, são fundamentais para a fidelização dos clientes e para o aumento da qualidade de vida da população. “As farmácias têm uma capilaridade enorme no Brasil, e isso facilita o acesso da população a esses serviços essenciais”, concluiu.

Leia também: Circuito Ascoferj acontece na Baixada Fluminense

O PL Connection está sendo realizado simultaneamente ao Latam Retail Show, maior evento B2B de varejo e consumo da região.

PL Connection 2024

– Dia: 17 a 19 de setembro de 2024

– Horário: das 10h às 20h nos dois primeiros dias. No terceiro dia, das 10h às 18h.

– Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo (SP).

– Mais informações sobre o PL Connection 2024 e credenciamento: https://plconnection.com.br/.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Programa já treinou 15 mil gestores e reforça a capacitação de pequenos e médios empreendedores do setor farmacêutico.
Mais de 40 mil farmacêuticos já foram capacitados pelo programa da entidade, que estimula a assistência clínica nas farmácias.
Estiveram presentes representantes da rede de farmácias e uma orquestra de locomotiva.
Evento ofereceu salão de negócios e palestra sobre gestão para empresários, gestores e compradores de Nova Iguaçu.
Espaço conta com ativações e brindes para todos que passarem pela loja durante os dias do evento.
Com atuação em mais de 95% das farmácias do Brasil, a empresa reforçou sua expansão no maior evento do varejo farmacêutico brasileiro.
Não existem mais matérias para exibir.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.

Pular para o conteúdo