O ano de 2025 é um marco para o varejo farmacêutico brasileiro e a 19ª edição do Conexão Farma reforçou essa perspectiva. Organizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), o evento foi realizado nos dias 18 a 20 de março e reuniu indústria, distribuição e varejo em uma feira gratuita para descobrir lançamentos, fazer negócios e ampliar o conhecimento.
Leia: Abradilan Conexão Farma 2025 reúne mais de 30 mil visitantes
Durante os dias do evento, a Riverdata, startup especializada em soluções de visão computacional e inteligência artificial para o varejo, esteve presente como patrocinadora e apresentou seus produtos na Farmácia do Futuro, um espaço que reuniu inovações tecnológicas que estão transformando o setor farmacêutico.
Ao longo dos dias da feira, a empresa apresentou suas tecnologias de computação visual que aumentam a produtividade das lojas e identificam padrões de comportamento suspeitos para riscos de furtos e roubos, dialogando diretamente com cerca de 400 profissionais do setor farmacêutico. “Tivemos trocas enriquecedoras que nos demonstraram uma verdade muito relevante: o mercado entende cada vez mais a importância estratégica da Inteligência Artificial. O evento demonstrou que o setor farmacêutico está preparado para o próximo nível da tecnologia”, afirma Claudio Jr., CEO e fundador da Riverdata.
Segundo a pesquisa State of Reputation: Panorama de Reviews no Setor de Farmácias, publicado pela empresa de tecnologia Harmo no final do ano passado, 25% das avaliações de farmácias deixadas por usuários entre janeiro de 2023 e setembro de 2024 são negativas. Nesse contexto, as soluções de inteligência artificial da Riverdata apresentadas no Conexão Farma visam ajudar os estabelecimentos e as empresas farmacêuticas a entender a jornada do cliente dentro da loja, identificar oportunidades de melhoria e otimização e elevar a qualidade do serviço e da experiência oferecidas aos consumidores.
Dentre os aprimoramentos conquistados pelos clientes da startup através do investimento estratégico em tecnologias de IA e visão computacional, foram constatadas melhorias como um aumento médio de 20% na conversão por loja, redução média de 15% no tempo das filas e um incremento significativo na segurança por meio da redução de furtos nas lojas. Os benefícios se estendem para varejistas do setor farmacêutico, tendo em vista as oportunidades de coleta de dados, otimização da jornada do cliente e interpretação de feedbacks oferecidas pela tecnologia.
“O Conexão Farma foi uma reunião frutífera dos principais stakeholders do universo farmacêutico e fazer parte desse evento foi uma oportunidade fenomenal. Por meio da nossa participação na Farmácia do Futuro, demonstramos que a nossa tecnologia vai muito além do varejo tradicional e que ela pode ajudar as farmácias a otimizarem seus processos, reduzirem suas perdas e melhorarem a experiência dos clientes”, complementa Claudio Junior.
Leia também: Ascoferj participa do Abradilan Conexão Farma 2025
As soluções oferecidas pela startup e apresentadas na feira são idealizadas com base na maximização dos recursos existentes, garantindo retornos no mínimo 10 vezes maiores em relação ao investimento inicial e incorporando tecnologia de ponta ao dia a dia de lojas presenciais.