5 práticas sustentáveis para as farmácias adotarem

InterPlayers dá dicas de sustentabilidade para farmácias pequenas
Foto: iStock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Com os problemas cada vez mais graves do meio ambiente, falar e praticar a sustentabilidade é essencial para as farmácias e drogarias. As grandes redes e indústrias farmacêuticas conseguem instalar placas fotovoltaicas e criar sistemas de tratamento de esgoto, mas como as farmácias independentes podem ajudar?

Oscar Teixeira Basto Junior, diretor de Varejo da InterPlayers, explica que é possível que os pequenos empreendimentos adotem práticas sustentáveis que não exigem grandes montantes. Para isso, ele dá cinco dicas de ações que contribuem para o meio ambiente e não pesam no bolso.

1 – Energia

Usar a energia elétrica de forma racional pode mitigar os impactos gerados. É possível trocar lâmpadas antigas pelas de LED, mais econômicas. Outra possibilidade é escolher equipamentos, como geladeira, com maior eficiência energética.

“Se sua farmácia entrega em domicílio, você pode substituir o carro ou a moto por uma bicicleta, ou por algum veículo elétrico para reduzir a emissão de fumaça no ar. No fim do mês, verá que economizou com combustível e na conta de luz”, diz Oscar.

2 – Uso de papel

A redução do uso de papel, além de diminuir gastos, ajuda na preservação de florestas. É possível deixar de imprimir relatórios em papel para visualizá-los na tela do computador e perguntar ao cliente se ele prefere o comprovante eletrônico.

3 – Descarte de medicamentos

Hoje em dia existem diversos programas de descarte de medicamentos, por meio de convênios com indústrias e distribuidores, que instalam urnas no ponto de venda para que os consumidores possam descartar medicamentos.

“Uma grande vantagem é que essa prática direciona o tráfego de clientes para a drogaria. Além do ganho de imagem, há esse direcionamento que pode resultar em mais vendas”, afirma o executivo.

4 – Papelão ondulado

Quando a farmácia faz uma compra, os produtos chegam embalados em caixas de papelão. Existem duas formas de enviar essas caixas para reciclagem: entrando em contato com alguma cooperativa de catadores – auxiliando, além do meio ambiente, na geração de renda para esses trabalhadores – ou então vender por conta própria o resíduo acumulado. Há empresas que pagam uma determinada quantia pelo quilo de papelão.

5 – Sacolas plásticas

Sacolas plásticas são recicláveis, mas, se descartadas erroneamente, demoram mais de 100 anos para se decomporem. Uma forma de evitar isso é substituir as sacolas plásticas pelas de papel, que se decompõem muito mais rápido, gerando menos impacto na natureza.

“Ser sustentável não é difícil e não custa caro. Depende da consciência de cada um e de iniciativa. Não é porque sua farmácia é pequena que ela não pode colaborar com o meio ambiente. Na prática, quando muitas pequenas e médias empresas fazem o que parece pouco, isto pode se tornar maior do que aquilo que é feito somente pelas grandes corporações”, finaliza Oscar.

Veja também: Grupo DPSP amplia programa de sustentabilidade e anuncia projetos inéditos

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo