Ícone do site Revista da Farmácia

Abrafarma divulga plano de vacinação da Covid-19 em farmácias

Abrafarma apresenta plano de vacinação nas farmácias

Foto: shutterstock

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), representante das 26 maiores empresas do varejo farmacêutico brasileiro, entregou nesta terça-feira (15/12) ao Governo Federal e aos estaduais um projeto para aplicação das vacinas de Covid-19 nos estabelecimentos privados.

A entidade disponibilizou 4.573 unidades com salas de imunização e 6.860 farmacêuticos para a realização do serviço em todos estados, sem custo para o Ministério da Saúde ou para a população.

De acordo com o documento, o atendimento ocorreria das 9h às 18h, com agendamento eletrônico. A proposta inclui também o uso dos centros de distribuição das redes associadas, presentes em 45 localidades, para facilitar o processo de logística e distribuição das vacinas.

A Abrafarma sugere ainda a publicação de um decreto federal ou ato do ministro da Saúde autorizando as farmácias a atuarem na imunização de forma supletiva, o que estenderia a ação a outras unidades comunitárias e privadas.

“Temos a capacidade de atender até 365.840 pessoas por dia e 2.195.040 por semana. As farmácias estão com sua estrutura preparada, seja no plano de vacinação pública, seja na oferta via rede privada”, comenta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Leia o projeto na íntegra.

Veja também: Vacinação contra Covid-19 em SP começa no dia 25 de janeiro, mas CoronaVac ainda não foi aprovada pela Anvisa

Sair da versão mobile