Analgésicos lideram ranking de vendas de medicamentos

Primeiro mês de 2024 registrou a venda de 2,495 milhões de unidades de medicamentos genéricos, um crescimento de 10,80% em relação ao mesmo período do ano passado.
Analgésicos lideram ranking de vendas de medicamentos
Foto: Divulgação
Publicidade

O mercado de medicamentos genéricos teve um crescimento de 10,80% em janeiro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Dipirona, Losartana, Nimesulida e Paracetamol foram os medicamentos mais comercializados em Brasília em janeiro de 2024. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos).

Leia: Consumidores optam pelos genéricos e vendas crescem 5% nas farmácias em 2023

Em 2023, em Brasília, foram vendidas mais de 29,7 milhões de unidades de medicamentos genéricos, um crescimento de 5,68% em relação a 2022. Segundo Tiago de Moraes Vicente, presidente-executivo da PróGenéricos, os medicamentos genéricos conquistaram uma fatia significativa do mercado, refletindo a preferência dos consumidores pela categoria dos genéricos.

Cinco medicamentos genéricos mais vendidos em 2023:

– Losartana potássica: hipertensão;

– Dipirona sódica: analgésico e antitérmico;

– Nimesulida: anti-inflamatório;

– Tadalafila: disfunção erétil;

– Dimeticona: antigases.

No cenário de epidemia de dengue presente nos últimos dias no DF, observa-se um aumento notável nas vendas de analgésicos. Este fator é um reflexo direto da crescente demanda por alívio sintomático dos afetados pela doença transmitida por mosquitos.

Cinco medicamentos genéricos mais vendidos em janeiro de 2024:

– Dipirona sódica: analgésico e antitérmico;

– Losartana potássica: hipertensão;

– Nimesulida: anti-inflamatório;

– Paracetamol: analgésico e antitérmico;

– Tadalafila: disfunção erétil.

Os analgésicos, reconhecidos por seu papel no gerenciamento dos sintomas relacionados ao desconforto, tornaram-se um recurso para muitos indivíduos que sofrem com dores musculares, febre e dores de cabeça, sintomas comuns associados à infecção pelo vírus da dengue. Esta tendência é especialmente marcante dada a magnitude da atual propagação do vírus e sua pressão sobre os sistemas de saúde locais.

Leia também: Procura por Ivermectina cresce 44% em fevereiro

Tiago Vicente conta que é crucial ressaltar que o uso de analgésicos deve ser feito sob orientação médica, especialmente em casos de suspeita de dengue. “Consultar um profissional de saúde é fundamental para garantir o tratamento adequado e a gestão eficaz dos sintomas, além de ajudar a evitar complicações”, reitera.

Fonte: IQVIA – FMB – MAT Janeiro-2024 – Unidades

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas.
SempreFort, unidade de negócios do grupo, funcionará em Dourados, anexa ao Comper da cidade.
Após recurso da empresa, a agência suspendeu a interdição, mas emitiu um alerta sobre os riscos de uma substância presente no produto.
Podem participar projetos já aprovados em leis federais de incentivos fiscais; as inscrições vão até 1º de maio.
Executivo chega para impulsionar as estratégias omnichannel da rede.
Evento reuniu, de forma online, todos os colaboradores da rede para um momento de reflexão e aprendizado.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo