Aprenda sobre o que postar nas redes sociais da farmácia

Ambiente digital oferece muitas oportunidades para as lojas alcançarem um público maior e realizarem grandes ações.
Aprenda sobre o que postar nas redes sociais da farmácia
Foto: Divulgação
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A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou, neste ano, a 35ª Pesquisa Anual do FGVcia. De acordo com as informações, cerca de 480 milhões de dispositivos digitais, como computadores, notebooks, tablets e smartphones, estão em uso no Brasil, representando, em média, 2,2 dispositivos por brasileiro.

Leia: Como usar o ChatGPT na sua farmácia

Com esses números, o relatório destaca a importância de as farmácias estarem presentes no ambiente digital, investindo em e-commerce, aplicativos e, principalmente, nas redes sociais.

Luciana Motta, consultora e especialista em Marketing de Varejo, participou do É de Farmácia e comentou que a presença digital é obrigatória para todas as farmácias em atuação no mercado, independentemente do porte.

“É imprescindível estar presente nesse espaço em que todo mundo está. Muitos empresários relatam que não têm tempo para as redes sociais ou que não sabem como utilizá-las. Além disso, acham que o ambiente digital não causa grandes impactos. Porém, isso não é verdade. Ele traz muitas oportunidades para as farmácias realizarem ações e alcançarem um público maior”, pontua Luciana.

Mesmo com a presença digital, as farmácias devem manter ações de comunicação offline, como locução na porta da loja física e anúncios em outdoor. Para integrar ações online e offline, é recomendável desenvolver um calendário unificado. Com ele, a farmácia alcançará seu público-alvo e terá melhores resultados.

Como entrar no ambiente digital

De acordo com Luciana, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelo público. Conhecido por seu dinamismo e facilidade de uso, ele pode ser um grande aliado para a farmácia e uma porta de entrada para o ambiente digital. Ela destacou o seguinte passo a passo para ingressar nessa rede social:

Passo 1: Acesse o site do Instagram ou baixe o aplicativo. Em seguida, realize o cadastro utilizando o e-mail da farmácia e crie a conta.

Passo 2: Organize o perfil. Insira o logotipo da farmácia para facilitar a identificação da marca e coloque o slogan na bio – aquela frase marcante que todos vão lembrar. Além disso, adicione os links dos canais de vendas, como WhatsApp, aplicativo e site. Assim, os visitantes do perfil encontrarão as informações necessárias com facilidade.

Passo 3: Organize os destaques (as bolinhas abaixo da descrição da bio). É recomendável incluir informações como endereço da farmácia, serviços oferecidos e principais ofertas do dia. Certifique-se de que todas as informações estejam atualizadas.

Passo 4: Desenvolva um calendário de postagens com conteúdo diversificado e alinhado à estratégia do negócio. Com ele, os seguidores ficarão informados sobre as novidades da farmácia. Outras sugestões incluem dicas de saúde, promoções de itens e campanhas de conscientização, como o Dezembro Vermelho, publicadas em formatos como stories, reels e carrosséis.

“As farmácias podem destacar a importância da vacinação e oferecer dicas sobre o uso de dermocosméticos, por exemplo. Uma boa estratégia para entender o que o público deseja ver é criar enquetes nos stories do perfil”, comenta Luciana.

Estratégias eficazes

As farmácias podem contratar influenciadores digitais locais para auxiliar na comunicação online. Eles são uma excelente opção para a criação de conteúdo exclusivo, como reels. É fundamental que os influenciadores estejam alinhados com os valores da marca.

Além disso, é importante realizar publicações diárias com conteúdo relevante para os seguidores. Caso necessário, contrate um profissional de marketing ou uma agência especializada para gerenciar essa atividade e acompanhe o trabalho de perto.

Como lidar com comentários negativos

Depois de criar o calendário de conteúdo e desenvolver estratégias de divulgação, será possível medir os resultados, observando métricas como curtidas e comentários.

Caso haters – pessoas que propagam ódio no ambiente digital – façam comentários ofensivos, não é recomendável apagá-los. Ignore-os.

Por outro lado, se um cliente fizer um comentário negativo ou uma reclamação que faça sentido para o seu negócio, entre em contato com ele pelo chat privado e resolva o problema o mais rápido possível.

“A crítica pode servir para melhorar os processos e serviços das farmácias, além de reduzir os riscos de perder o cliente”, finaliza Luciana.

Leia também: Como impulsionar suas vendas de Natal

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