Ao participar do programa É De Farmácia do dia 18 de junho, o coordenador farmacêutico da rede A Nossa Drogaria, Maurício Matos, falou sobre o crescimento contínuo do serviço de assistência farmacêutica no Brasil e sobre a experiência da rede.
Atualmente, a rede A Nossa Drogaria, de Duque de Caxias, conta com 34 lojas, das quais 27 possuem salas farmacêuticas. Além disso, foi a primeira rede da Abrafarma a conseguir autorização oficial dos órgãos sanitários para oferecer o próprio serviço de vacinação. “Quando saiu a Lei Federal 13.021/14, o artigo 7º dizia que as farmácias e drogarias poderiam dispor de serviços de vacinação. Isso plantou uma semente dentro dos nossos corações e, em maio de 2016, inauguramos a primeira sala”, lembra ele.
De lá para cá, foram realizados mais de 120 mil atendimentos farmacêuticos. E a expectativa é que, em 2019, esse número chegue a 100 mil.
O coordenador farmacêutico conta ainda que os serviços oferecidos nas salas são cobrados, mas que cada um deles tem um valor diferenciado. “Por mês, são 6 ou 7 mil atendimentos, e 70% desses pacientes retornam à farmácia para continuar com o serviço mesmo tendo que pagar por eles.”
Assistência farmacêutica e a promoção da saúde
Os farmacêuticos são os profissionais de saúde mais acessíveis à população, mas ainda assim precisam de incentivo para cumprirem o papel de promover a saúde.
Na rede, são oferecidos serviços personalizados, com ferramentas de apoio e sistema de gestão do atendimento farmacêutico. “Dessa forma, é possível realizar o monitoramento das patologias, por exemplo”, explica.
Como coordenador farmacêutico, o trabalho de Maurício é gerir e supervisionar os demais farmacêuticos no dia a dia. “Eu acompanho indicadores e resultados dos serviços oferecidos nas salas. E preciso apresentá-los aos diretores e à equipe”, compartilha ele.
Assista à entrevista completa aqui.
Veja também: Aprimorar atendimento a idosos torna-se prioridade para farmácias