EnglishPortugueseSpanish

Assistência farmacêutica cresce cada vez mais no Brasil

Assistência farmacêutica é cada vez mais importante
Foto: Divulgação

Ao participar do programa É De Farmácia do dia 18 de junho, o coordenador farmacêutico da rede A Nossa Drogaria, Maurício Matos, falou sobre o crescimento contínuo do serviço de assistência farmacêutica no Brasil e sobre a experiência da rede.

Atualmente, a rede A Nossa Drogaria, de Duque de Caxias, conta com 34 lojas, das quais 27 possuem salas farmacêuticas. Além disso, foi a primeira rede da Abrafarma a conseguir autorização oficial dos órgãos sanitários para oferecer o próprio serviço de vacinação. “Quando saiu a Lei Federal 13.021/14, o artigo 7º dizia que as farmácias e drogarias poderiam dispor de serviços de vacinação. Isso plantou uma semente dentro dos nossos corações e, em maio de 2016, inauguramos a primeira sala”, lembra ele.

De lá para cá, foram realizados mais de 120 mil atendimentos farmacêuticos. E a expectativa é que, em 2019, esse número chegue a 100 mil.

O coordenador farmacêutico conta ainda que os serviços oferecidos nas salas são cobrados, mas que cada um deles tem um valor diferenciado. “Por mês, são 6 ou 7 mil atendimentos, e 70% desses pacientes retornam à farmácia para continuar com o serviço mesmo tendo que pagar por eles.”

Assistência farmacêutica e a promoção da saúde

Os farmacêuticos são os profissionais de saúde mais acessíveis à população, mas ainda assim precisam de incentivo para cumprirem o papel de promover a saúde.

Na rede, são oferecidos serviços personalizados, com ferramentas de apoio e sistema de gestão do atendimento farmacêutico. “Dessa forma, é possível realizar o monitoramento das patologias, por exemplo”, explica.

Como coordenador farmacêutico, o trabalho de Maurício é gerir e supervisionar os demais farmacêuticos no dia a dia. “Eu acompanho indicadores e resultados dos serviços oferecidos nas salas. E preciso apresentá-los aos diretores e à equipe”, compartilha ele.

Assista à entrevista completa aqui.

Veja também: Aprimorar atendimento a idosos torna-se prioridade para farmácias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Anuncie na Revista da Farmácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Smart Consulta Consultório Farmacêutico Inteligente - Seja um franqueado
Fechar Menu