Entre os dias 4 e 8 de junho, a Drogaria Araujo participa da campanha Dia Livre de Imposto (DLI). No período, cerca de 2 mil produtos da rede, de todas as categorias, serão vendidos com preços sem incidência de impostos. Os clientes da Araujo poderão economizar até 60% com a compra de produtos essenciais, como medicamentos, fraldas, produtos de higiene pessoal, cosméticos, rações e alimentos.
Leia: Araujo inaugura loja no Bairro Cabral, em Contagem
“É uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da discussão a respeito da redução tributária no Brasil, destacando o impacto real dos impostos nos preços dos produtos e no poder de compra das famílias”, destaca a gerente de Marketing da Araujo, Amanda Vidotti.
Neste ano, dentre outros produtos participantes da ação, destacam-se os descontos em produtos pet (45% de economia), fraldas descartáveis (44%), shampoo (41%), medicamentos (34%), leite infantil (33%) e hidratante corporal (47%). Ao todo, cerca de 2 mil produtos serão vendidos com imposto zero, o que representa uma economia significativa para as famílias mineiras. E, nos dias 6 e 7, somente o consumidor poderá levar dois medicamentos genéricos pagando apenas um.
O Dia Livre de Impostos é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) no dia 6 de junho e conta com a adesão de lojistas de diversos segmentos. Na Araujo, a campanha se estende por quase uma semana, ampliando ainda mais a conscientização e, ao mesmo tempo, beneficiando os clientes. No dia 4 de junho (terça-feira), a ação será exclusiva para os canais digitais. Entre os dias 5 e 8 de junho (quarta a sábado), todas as lojas físicas e canais digitais participam da campanha.
De acordo com o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a redução da carga tributária em medicamentos é fundamental para que o acesso a tratamentos não seja prejudicado. “A compra de remédios ocupa grande parte do orçamento das famílias. Como a maioria dos lares é custeada por idosos, que são os maiores consumidores desses produtos, é fundamental que os tributos desses produtos sejam repensados”, diz.
Leia também: Três erros mais cometidos pelas farmácias
Fazer a campanha chegar às 320 lojas Araujo espalhadas por Minas Gerais envolve uma operação complexa. Amanda explica que a preparação para o Dia Livre de Impostos envolveu desafios para garantir preços justos que refletissem a verdadeira redução. “Além disso, os bastidores incluem gerenciar estoques de forma eficaz e planejar uma estratégia de marketing abrangente para alcançar milhões de pessoas em Minas Gerais”, comenta. Também foi preciso preparar a equipe da empresa, hoje composta por mais de 12 mil colaboradores, para atender a um fluxo maior de clientes no período.
Aumento nas vendas
É esperado um aumento nas vendas, mas a gerente destaca que o principal objetivo da campanha é o engajamento e a conscientização dos clientes. Por meio dos preços praticados durante o DLI, a Araujo espera demonstrar, na prática, o impacto da alta tributação na vida das famílias, reforçando o movimento da CDL e promovendo uma discussão necessária sobre a redução dos impostos.