Como preparar a sua farmácia para a Black Friday

Data é uma oportunidade de fazer girar produtos parados em estoque, alavancar o tíquete médio e atrair novos clientes.
Como preparar a sua farmácia para a Black Friday
Foto: Divulgação
Publicidade

Segundo os dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo, o canal farma foi o que mais se destacou dentro do varejo, com crescimento de 25,9% nas vendas durante a Black Friday. Já uma pesquisa realizada pela MindMiners destaca que 28% das pessoas começam a acompanhar os preços dos produtos que desejam comprar em até três meses de antecedência.

Os levantamentos reforçaram que, assim como os consumidores se preparam para a Black Friday, as farmácias e drogarias devem fazer o mesmo. O período é uma boa oportunidade para trazer novos clientes para as lojas físicas, beneficiar o e-commerce e alavancar o tíquete médio.

Marcelo Cristian, da Desenvolva Consultoria, participou do É de Farmácia e comentou que a Black Friday é uma data relevante para o setor: “Esse período é muito importante para o varejo. Cabe à farmácia aproveitar essa oportunidade para atrair novos consumidores e gerar resultados”, destacou.

Ele comentou que o período “pode ser uma forma de iniciar um relacionamento com o cliente, divulgar melhor a farmácia ao público e fazer girar os produtos que estão parados no estoque, principalmente os itens da Curva D, que não atraem os shoppers”.

Estratégias de venda na Black Friday

O levantamento da Pesquisa IPC Maps apontou que a categoria de higiene e cuidados pessoais deve movimentar, no país, até o final de 2023 cerca de R$ 199,5 bilhões. Com isso, a farmácia pode desenvolver uma campanha promocional destacando os artigos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) e dermocosméticos.

Marcelo destacou que os não medicamentos e MIPs podem ser ofertados aos clientes durante a Black Friday: “É recomendável que dez produtos atrativos sejam escolhidos para participar da campanha. Leites, fraldas e desodorantes estão entre as opções. Para atrair os shoppers, a farmácia deve investir em uma comunicação visual diferente de todas as outras datas de varejo”, reforçou.

Outras dicas são:

– Use o preto com amarelo ou vermelho nos materiais de divulgação como forma de atrair o público. Um arco de bexigas com essas cores, por exemplo, é uma boa opção para chamar a atenção;

– Invista em painéis de LED para divulgar os produtos que estão em oferta;

– Prepare, envolva e motive a equipe para a Black Friday;

– Exponha os produtos de maneira atrativa e criativa para estimular o consumo na loja;

– Prepare o site, as redes sociais e o app para garantir a agilidade do atendimento;

– Antecipe algumas ações promocionais exclusivas para os clientes que você já tem.

O pós-Black serve para colher os resultados das ações realizadas. A farmácia deve manter contato com o cliente que entrou no estabelecimento durante a Black Friday: “Conte para os shoppers que alguns produtos ainda estão com descontos. Os itens que sobraram e os serviços de saúde também podem ser oferecidos. É fundamental apresentar o seu diferencial nesse período”, finaliza o especialista.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo