Conselheiro da Droga Raia lança livro sobre história da empresa

Antonio Carlos Pipponzi conta em detalhes como um negócio familiar atravessou quatro gerações até se tornar uma das maiores redes farmacêuticas da América Latina.
Conselheiro da Droga Raia lança livro sobre história da empresa
Foto: Antonio Carlos Pipponzi é empresário, conselheiro da RD Saúde e fundador do Instituto ACP
Publicidade

Lançamento da Citadel Grupo Editorial, o livro Transitando entre gerações – A história centenária de uma pharmacia que se transformou na maior rede de farmácias do Brasil é o emocionante relato de Antonio Carlos Pipponzi sobre a construção de um dos maiores legados do varejo nacional.

Leia: Needs Baby lança campanha que reforça qualidade e segurança dos produtos

Mais do que contar a trajetória da Droga Raia — hoje unida à Drogasil, sob o guarda-chuva da RD Saúde, líder absoluta no setor —, o livro revela os bastidores da consolidação de uma empresa familiar. Uma história que atravessa quatro gerações e 120 anos, preservando valores essenciais como o cuidado, a confiança e a visão de longo prazo.

A trajetória de sucesso da Droga Raia teve início em 1895, com a chegada ao Brasil de João Baptista Raia, um jovem imigrante italiano de apenas 16 anos. Seu nome original, Giovanni, foi abrasileirado por escrivães que não compreendiam sua língua. Encantado pela profissão de farmacêutico, fundou, em 1905, sua primeira pharmacia — com “ph”, como se escrevia na época —, em Araraquara, no interior de São Paulo. Em 1918, com espírito visionário, registrou a própria marca, algo incomum até então.

Foto: Divulgação

Com o passar do tempo, a empresa cresceu e se reinventou, sempre sob a liderança da família. A segunda geração teve como figura central Arturo Pipponzi, marido de Ada, filha mais velha de João Baptista, que assumiu os negócios ainda jovem após a morte prematura do fundador. Mais tarde, vieram os filhos de Arturo: o autor, Antonio Carlos Pipponzi, além de Rosalia e Franco, representando a terceira geração. Já nos anos 2000, a quarta geração começou a atuar na empresa, inicialmente com Eugênio, filho de Rosalia.

Com uma escrita leve e repleta de detalhes, Antonio Carlos conduz os leitores por uma jornada marcada por relações familiares sólidas, inovações e decisões estratégicas que moldaram o destino da empresa. Ele compartilha os desafios enfrentados ao longo do caminho, como a instabilidade econômica do Brasil nas décadas de 1980 e 1990. A necessidade constante de acompanhar — e, muitas vezes, antecipar — as transformações tecnológicas e culturais do varejo também ganha destaque.

Pipponzi revela os bastidores de decisões estratégicas e dilemas humanos que moldaram o destino da companhia. Há passagens que narram, com franqueza, os desafios superados, como a ausência de governança formal nas primeiras gerações, os dilemas na transição de liderança e os erros que quase colocaram em risco a continuidade do negócio.

No comando executivo por 35 anos e outros 13 como presidente do Conselho de Administração da RD Saúde, Pipponzi liderou momentos emblemáticos da história da rede, como a implantação pioneira da automação comercial, o resgate da cultura empresarial do avô, a entrada da quarta geração da família, a abertura de capital em 2010 e, finalmente, o ousado movimento de fusão em 2011.

Hoje, a RD Saúde conta com 3.250 lojas espalhadas por todo o Brasil e mais de 64 mil colaboradores. A presença sólida no mercado a posiciona como a maior rede de farmácias da América Latina. Ao narrar essa trajetória com franqueza, generosidade e visão estratégica, Antonio Carlos oferece contribuições valiosas a empreendedores, sucessores de empresas familiares, líderes e todos que acreditam no poder do tempo, da cultura e das relações como base de um legado duradouro.

Leia também: Ecossistema farmacêutico digital revoluciona o varejo e expande alcance nacional

Transitando entre gerações se destaca como um manual prático e afetivo sobre sucessão familiar, cultura organizacional e liderança com propósito. Pipponzi compartilha aprendizados sobre como empresas centenárias podem preservar sua essência e, ao mesmo tempo, preparar-se para o futuro. Um resgate preciso de como uma família de imigrantes conduziu um pequeno negócio do interior paulista até se tornar a maior rede farmacêutica da América Latina.

Ficha técnica

  • Título: Transitando entre gerações – A história centenária de uma pharmacia que se transformou na maior rede de farmácias do Brasil
  • Editora: Citadel Grupo Editorial
  • Autor: Antonio Carlos Pipponzi
  • ISBN: 978-65-5047-604-5
  • Páginas: 240
  • Preço: R$ 69,90
  • Onde encontrar: Amazon e nas principais livrarias do país
Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Tradicional grupo farmacêutico do Sul chega à 13ª loja em São Paulo.
Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio.
Unidades contemplam um mix variado de produtos, incluindo dermocosméticos e itens de marca própria.
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro.
Peças mostram como a marca facilita o dia a dia de cuidados com os bebês; foco central é na linha de fraldas Ultrasafe.
Em abril, a Blitz da Saúde percorrerá as cidades do ABC, São José dos Campos, Sorocaba e Tatuí.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo