Crescimento da alimentação infantil no varejo farmacêutico

Levantamento mostra que as vendas dos produtos Papapá cresceram cerca de 100% na rede de farmácias Drogaria Araujo.
Crescimento da alimentação infantil no varejo farmacêutico
Foto: Divulgação
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O segmento de alimentação infantil é uma categoria que vem conquistando destaque no varejo. Isso ocorre porque, cada vez mais, os pais estão preocupados com a qualidade dos alimentos oferecidos às crianças desde a introdução alimentar. Observando a demanda, algumas marcas investem em linhas infantis para atender a esse público, embora isso nem sempre garanta o sucesso.

Leia: Consumidores estão comprando mais produtos saudáveis

Com a saúde como principal pilar, os pais passam a observar mais a qualidade do que compram, lendo rótulos e buscando opções naturais e/ou orgânicas. Este é um dos motivos que garantiu o crescimento da Papapá, marca de alimentos 100% naturais, práticos e com opções orgânicas para os bebês dentro do varejo, e que faz com que a Papapá impulse o segmento também.

“A proposta de marca genuína e especialista em alimentos para bebês é a nossa principal porta de entrada para os consumidores. Nossos produtos atendem às expectativas das mães da nova geração, que estão atentas a questões como produtos sem açúcar, por exemplo. Os tempos mudaram, e as evoluções, estudos, novos conhecimentos e hábitos impactam desde a primeira infância. Antigamente, bebê saudável era um bebê gordinho e o açúcar fazia parte da rotina dele. Agora sabemos que ele é o maior vilão”, explica Leonardo Afonso, CEO da Papapá.

Inovação

Inovação também faz parte do destaque da Papapá no segmento de baby food. Além das tradicionais papinhas, a marca trabalha com produtos que atendem às necessidades dos pais nas mais diversas fases da introdução alimentar. Um exemplo disso é o Biscoitinho para a fase de dentição, que auxilia o bebê aliviando o desconforto que o nascimento dos dentinhos causa.

Trazer novos produtos para aumentar o portfólio e atender a uma nova demanda é bem visto pelo varejo e, consequentemente, pelo consumidor.

Foto: Petit Cereal

A marca também se destaca com outros dois produtos: a linha PapaPasta, primeiro macarrão infantil aprovado pela Anvisa, e o Petit Cereal, que conta com 51% de aveia integral em sua composição, além do Biscotti, que traz frutas e zero adição de açúcar. “A nossa marca é humanizada, desenvolvida por uma mãe de verdade. Ter esse background no nascimento da nossa empresa traz mais credibilidade e empatia com o consumidor”, destaca Leonardo.

Destaque na Drogaria Araujo

A Drogaria Araujo, rede de drogarias de Minas Gerais, iniciou o trabalho com a Papapá em 2021 com as papinhas da marca. Desde então, a marca cresceu em unidades vendidas, faturamento e mix de produtos, passando a ocupar o segmento da Alimentação Infantil, que estava carente de produtos de qualidade.

Em 2023, a Papapá cresceu mais de 100% na rede Araujo. “Essa é a prova do reconhecimento da marca pelo shopper e da importância de contar com lançamentos em diferentes segmentos. A Papapá tem ganhado cada vez mais representatividade em nossas lojas, sendo reconhecida com um mix diversificado e produtos saudáveis. Ela tem excelente performance de vendas, mas as papinhas podem ser consideradas a fortaleza da marca, uma vez que o mercado se viu carente com a saída da principal multinacional do segmento”, ressalta Rafael Mayrink, gestor Comercial da Drogaria Araujo.

Desafios do varejo

A Papapá surgiu em um mercado completamente concentrado nas mãos de empresas multinacionais. Contudo, a apresentação do plano de crescimento, o lançamento de produtos e a relação de confiança desenvolvida entre as pessoas da Papapá e da Drogaria Araujo foram essenciais para permitir os cadastros, a definição da estratégia de visibilidade e a exposição. “Com isso, a Papapá se tornou referência em alimentação infantil, aproveitando também a saída do principal player dos segmentos em que atua”, ressalta o gestor Comercial da Drogaria Araujo.

Leia também: Mercado de produtos naturais avança no canal farma

No entanto, ainda é necessário aumentar a penetração dos produtos, já que é muito comum que crianças migrem diretamente de leite materno ou fórmulas infantis para uma alimentação semelhante à de crianças mais velhas ou adultos. Isso pode gerar prejuízo no consumo de nutrientes importantes à saúde, podendo impactar o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Sendo assim, a educação alimentar é uma questão a ser enfrentada e estimulada no mercado.

Mayrink explica que, hoje, a Papapá tem uma posição consolidada nas gôndolas de alimentação infantil e ajudou o canal farma a recuperar sua posição de referência e destino na categoria.

O CEO da Papapá ressalta que o desafio de atuar no varejo é grande. No Brasil, o setor é pulverizado e existem várias redes para atender, o que intensifica o desafio logístico e a execução no PDV com promotores de venda. “Disputar espaço no PDV não é fácil. Temos criado parcerias com outras marcas para viabilizar a alocação do promotor de vendas e também a gestão digital do time; isso possibilita a ação no ponto de venda. Uma vez obtido o resultado de consumo, o próprio varejo se encarrega de te dar mais espaço”, finaliza.

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