Dia Nacional da Farmácia: como está o setor após 64 anos de regulamentação

Atualmente, o segmento farmacêutico é um dos mais relevantes no cenário econômico brasileiro.
Dia Nacional da Farmácia: como está o setor após 64 anos de regulamentação
Foto: Divulgação
Publicidade

A profissão farmacêutica no Brasil foi regulamentada em 5 de agosto de 1960, por meio da Lei nº 3.820. No mesmo ano, foram criados o Conselho Federal de Farmácia e os Conselhos Regionais. Essa profissionalização transformou o setor e supriu a demanda por profissionais qualificados, impulsionando um crescimento contínuo ao longo dos anos. Um levantamento do Sebrae mostra que o Brasil conta atualmente com mais de 122 mil farmácias, sendo o país com o maior número de estabelecimentos desse segmento no mundo.

Leia: Estratégias para expandir um negócio no mundo digital

A regulamentação impactou todos os agentes do setor farmacêutico, tornando-o protagonista na economia brasileira. De acordo com dados da Interfarma, o setor gerou uma receita de R$ 146,7 bilhões em 2023, um aumento de mais de 62% nos últimos cinco anos.

Esse avanço da profissão impulsionou o desenvolvimento das empresas do segmento. Um exemplo é o Laboratório Teuto, que atualmente atende mais de 95% de todas as farmácias do país. A gerente nacional de administração de vendas do Teuto, Patrícia Calixto, comenta sobre essa relação entre a empresa e o desenvolvimento do setor farmacêutico: “Hoje, de cada 10 farmácias no Brasil, 9 oferecem produtos do Teuto. Essa relação é crucial para nós. Por meio dessas parcerias, podemos oferecer sempre os melhores produtos e serviços”.

Leia também: Neurociência ganha papel cada vez mais importante no varejo farmacêutico

O crescimento contínuo e o fortalecimento das empresas farmacêuticas mostram a importância da regulamentação dessa profissão. Nestes 64 anos desde a sua regulamentação, o setor se tornou um dos pilares da economia brasileira, contribuindo significativamente para a saúde e o bem-estar da população. A relação sólida entre empresas como o Laboratório Teuto e as farmácias em todo o país é um exemplo claro de como a profissionalização e a regulamentação podem levar a um desenvolvimento sustentável e benéfico para toda a sociedade.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo