A Similarweb, companhia de tecnologias de informação, divulgou dados que mostram a audiência digital. Entre agosto de 2023 e janeiro de 2024, 47,1% do tráfego digital das farmácias está concentrado nas empresas RaiaDrogasil (Droga Raia e Drogasil) e DPSP (Drogarias Pacheco e São Paulo).
A Droga Raia lidera o ranking com 20,6% do share de tráfego, seguida da outra marca do grupo RD, Drogasil, com 12,6% da audiência. Ambas também lideram o ranking de apps com maior número de usuários ativos mensais.
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Logo depois aparece uma das farmácias do grupo DPSP, Drogaria São Paulo, com a 3ª maior fatia de visitas aos e-commerces de farmácia no Brasil. A outra farmácia do grupo, Pacheco, aparece com a 5ª maior audiência, perdendo para a rede Pague Menos.
O ranking ainda conta com destaques de empresas regionais, como a Panvel e as Farmácias São João (RS), e a Minas-Brasil e a Drogarias Araújo (MG).
O e-commerce de farmácias no Brasil gera receitas que representam 11,6% do faturamento total do mercado (segundo dados da IQVIA, do primeiro trimestre de 2023). Isso faz com que o Brasil tenha o 3º maior mercado de e-commerce farmacêutico no mundo.
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Mas há muito espaço para crescimento quando se compara aos 2 maiores mercados do ranking, onde o e-commerce já representa mais de 20% das receitas de venda das farmácias, Alemanha e EUA.
As farmácias brasileiras têm adotado estratégias intensivas no digital, como a RaiaDrogasil que criou o RD Ads, um negócio de mídia que visa à criação de audiências e campanhas personalizadas e investimento em tecnologia para melhorar o marketing nos pontos de venda.
Fonte: StartSe e Snaq