Governo acaba de anunciar a abertura de novos credenciamentos para o Farmácia Popular

Após 8 anos sem novas farmácias, Ministério da Saúde publica Edital de Convocação nesta quarta-feira (14/06).
Governo acaba de anunciar a abertura de novos credenciamentos para o Farmácia Popular
Foto: Divulgação
Publicidade

O novo Farmácia Popular foi anunciado pelo presidente Lula no dia 7 de junho, no Recife. Entre as mudanças, estão reabertura de novos credenciamentos; ampliação da gratuidade; inclusão de novos medicamentos no rol de gratuitos; saneamento do programa, que tem mais de 5 mil processos aguardando análise do Denasus; entre outras medidas.

A reabertura de novos credenciamentos veio mais rápido do que o esperado, sinal de que o Governo tem pressa na implantação do programa em 811 municípios brasileiros, localidades de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Leia matéria: Lula anuncia reconstrução do Farmácia Popular

Antes de iniciar o processo, é necessário preencher um formulário e acessar o Edital de Convocação para credenciamento ao Programa Farmácia Popular do Brasil. A ordem de análise da documentação de credenciamento enviada ao Ministério da Saúde seguirá a ordem cronológica de inscrição por município contemplado, desde que atendidos todos os requisitos, previstos no Edital.

De acordo com dados da Coordenação do Farmácia Popular, atualmente, existem pouco mais de 30 mil farmácias cadastradas no programa, distribuídas por 4.398 municípios. Entretanto, o percentual sobre o total de farmácias existentes no País é de apenas 34%. A meta do governo com os novos credenciamentos é chegar a 35 mil farmácias credenciadas.

O déficit na relação entre novos credenciamentos e descredenciamentos também revela a baixa atenção destinada ao Farmácia Popular nos últimos anos, que, desde 2017, teve excluída de sua base o total de 2.174 estabelecimentos farmacêuticos.

Clique aqui para ver os municípios e as vagas disponíveis.

Entenda mais do assunto com o É de Farmácia

Picture of Viviane Massi

Viviane Massi

Viviane Massi é jornalista e editora de conteúdo da Revista da Farmácia. Com mais de 20 anos de atuação no Canal Farma, Viviane é especialista em cobrir fatos, eventos e temas do setor.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Respostas de 4

  1. Bom dia, o programa aqui tem farmácia popular, sem dúvida é um excelente principalmente, para população de baixa renda, mas existe uma disparidade quanto as locais das lojas, onde suas maiorias estão localizados nas regiões centrais das cidades e população mais carente estão nas periferias, a meu ver tinha que aumentar as capilaridades levando as farmácias para bairros mais distante, pois muitas vez a pessoas não tem nem como se deslocar, pois transporte tem custo.

  2. Boa noite, no período q foi aberto os credenciamentos n conseguimos entrar, hj estamos na expectativa de que vai abrir mas credenciamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo