Governo garante mais investimentos ao Farmácia Popular em 2024

Melhoria na fiscalização das farmácias conveniadas e adição de mais itens com 100% de gratuidade estão na lista.
Governo garante mais investimentos ao Farmácia Popular em 2024
Foto: Divulgação
Publicidade

De acordo com a Lei Orçamentária Anual, sancionada pela Presidência da República no mês de janeiro, o Programa Farmácia Popular vai receber o investimento de R$5,4 bilhões neste ano de 2024.

Leia: Ressignificação da profissão farmacêutica: quatro dicas para se destacar na área

Foto: Divulgação

No ano passado, o orçamento vigente era de R$ 3,1 bilhões e, no dia 22 de dezembro, o Congresso Nacional aprovou o novo orçamento para o programa Farmácia Popular, que assegura mais investimento para o programa no ano de 2024. Em um comparativo realizado entre dos anos de 2020 a 2024, é possível perceber uma evolução nos investimentos destinados ao Programa Farmácia Popular.

Dignidade menstrual

A mais recente novidade anunciada pelo programa, e que ganhou grande destaque nacional pela sua importância, foi a inclusão dos absorventes higiênicos ao elenco de produtos gratuitos oferecidos pelo Farmácia Popular. 

A iniciativa faz parte do programa Dignidade Menstrual, criado pelo Governo Federal, e que visa garantir o acesso gratuito a absorventes para estudantes das instituições públicas de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e pessoas em situação de rua. A ação reforça a importância que os investimentos destinados ao Programa Farmácia Popular possuem e garante dignidade e qualidade de vida para todas as pessoas que menstruam.

Leia também: O que faz a farmácia vender mais?

Com esse aumento de investimentos, o programa ganha força e potencializa as oportunidades para o mercado farmacêutico. É o que afirma Castro Neto, CEO da Pacto Mais – empresa paraibana empresa paraibana com soluções de Comunicação e Tecnologia que atende cerca de 20% do mercado nacional de farmácias que fazem parte do programa Farmácia Popular.

“O Governo Federal praticamente duplicou o orçamento para o programa Farmácia Popular, fazendo com que chegue ao ano de 2024 com maior vigor. A partir disso, podemos alertar as farmácias diante deste investimento, e visualizar a grande oportunidade em aumentar a movimentação das vendas”, destaca Castro. 

O CEO da Pacto declara, ainda, que esta decisão beneficia diretamente os cidadãos. “Com mais investimentos, o elenco de medicamentos disponíveis gratuitamente poderá ser ainda maior, o que sem dúvidas contribui para garantir mais qualidade à saúde da população”, afirma.

O que se pode esperar para 2024:

Com o orçamento praticamente dobrado, a tendência é que o Ministério da Saúde invista em:

  • Adição de mais itens com 100% de gratuidade;
  • Ampliação da cobertura do programa para atender ainda mais cidadãos;
  • Maior divulgação do Farmácia Popular e os seus benefícios para a população;
  • Melhoria na fiscalização das farmácias conveniadas ao Programa.
Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo