A healthtech Clinicarx, recém-investida pela InterPlayers, anunciou o lançamento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para as farmácias. O novo modelo técnico visa trazer mais entendimento dos negócios para o gestor e revolucionar o controle de parâmetros dos serviços no setor de exames de análises clínicas.
Leia: Cresce em 30% a inflação sobre os gastos com a saúde no Brasil
A iniciativa coloca a empresa na vanguarda da conformidade com a Resolução RDC 786/2023 da Anvisa, que estabelece novos requisitos técnico-sanitários para laboratórios e prestadores de serviços de saúde. Além disso, o SGQ faz parte do serviço de exames rápidos da Clinicarx, permitindo que as farmácias ofereçam mais de 40 exames diferentes, cumprindo integralmente a legislação.
O SGQ da Clinicarx é baseado em cinco pilares de atuação e 25 componentes da qualidade, abrangendo todos os aspectos do processo de exames rápidos. Isso inclui a gestão de fornecedores e produtos, padronização e controle de qualidade, formação e desenvolvimento profissional, gestão de pacientes e serviços, conformidade regulatória e melhoria contínua.
O serviço amplia ainda o apoio a farmácias e consultórios em todas as fases operacionais, desde a etapa pré-analítica, analítica até a pós-analítica. Há também um processo sistemático e contínuo de acompanhamento e supervisão dos exames realizados nos estabelecimentos que utilizam a plataforma, realizado pelo laboratório clínico próprio da startup, como parte de seu compromisso com a qualidade e segurança.
“Estamos investindo fortemente para viabilizar a melhoria de processos e da qualidade dos serviços laboratoriais por meio da inovação. O objetivo é superar os padrões de gestão nas farmácias brasileiras, garantindo a confiança de nossos fornecedores, parceiros e clientes”, explica Cassyano Correr, fundador da Clinicarx.
Leia também: O que faz a farmácia vender mais?