Em quatro anos, mercado farmacêutico deve crescer mais de 30% no Brasil

Estudo prevê crescimento médio de 8% ao ano até 2027; bom desempenho deve alavancar atividades de fusões e aquisições no setor.
Em quatro anos, mercado farmacêutico deve crescer mais de 30% no Brasil
Foto: Divulgação
Publicidade

A indústria farmacêutica brasileira deve crescer mais de 30% até o final de 2027 e registrar mais transações de fusões e aquisições (M&A), segundo uma projeção realizada pela Redirection International, empresa especializada em assessoria de M&A. O estudo prevê um crescimento médio de 8% ao ano entre 2024 e 2027, seguindo o bom desempenho registrado neste mercado nos últimos anos.

Leia: Lei 14.806/24: farmacêuticas devem alertar sobre presença de substâncias dopantes em medicamentos

“O Brasil está entre os dez maiores mercados farmacêuticos do mundo e quase 7% do consumo de bens pelas famílias brasileiras é composto de produtos farmacêuticos. O setor apresenta um grande potencial para crescer até 10% ao ano, o que seria o dobro da taxa mundial prevista”, ressalta o economista Gabriel Loest Cardoso, sócio da Redirection International e um dos responsáveis pelo estudo.

O levantamento foi baseado em uma modelagem econométrica que leva em consideração os números do setor, que movimentou aproximadamente R$190 bilhões em vendas totais (contemplando varejo e não varejo) em 2023 segundo estimativa da Redirection, bem como as perspectivas macroeconômicas do país para o período citado.

Entre os fatores que impulsionam o segmento estão o avanço das vendas online, aumento dos gastos públicos (incluindo a reestruturação do Programa Farmácia Popular) e a ampliação de políticas públicas para incentivar a produção nacional de medicamentos. Gabriel lembra ainda que a tendência de envelhecimento da população e uma maior conscientização da sociedade sobre a importância de uma vida saudável também motivam o desenvolvimento de novos produtos na indústria farmacêutica.

Fusões e Aquisições

Com a perspectiva de bom desempenho, as transações de fusões e aquisições envolvendo empresas farmacêuticas também devem ser alavancadas. O estudo aponta que globalmente o ano de 2023 foi desafiador para os negócios no setor farmacêutico como um todo, no entanto o segmento registrou uma aceleração nas atividades de M&A mais no final do ano e início de 2024.

Leia também: EMS registra aumento de 276% na comercialização do Caladryl

Gabriel explica que apesar de no Brasil as operações no setor macro de saúde terem recuado nos últimos anos, passando de 114 em 2021 para 79 em 2022 e chegando a novembro de 2023 com 73 transações concluídas segundo o portal Fusões & Aquisições, ainda há muito espaço para aumentar as atividades de M&A e consolidar a produção industrial.

“Grupos estrangeiros e domésticos estão de olho não somente nos laboratórios, mas também em ativos que geram valor ao longo da cadeia de abastecimento, o que inclui a distribuição e portfólio de produtos. Os players nacionais estão focando em aquisições de laboratórios menores, diversidade de produtos e inovações no setor”, destaca Gabriel.

O relatório aponta ainda que pequenas e médias empresas de biotecnologia também estão na mira dos investidores, seja para preencher lacunas no pipeline de patentes ou no portfólio de produtos, seja para fornecer inovações tecnológicas como a Inteligência Artificial.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Farmácias precisarão finalizar o inventário anterior, recadastrar a empresa e o farmacêutico no SNGPC e iniciar um novo inventário.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo