Metodologia PVPS para uma gestão de estoque eficiente

Metodologia PVPS para gerenciamento de estoque
Foto: iStock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A gestão de estoque da farmácia é essencial, já que pode transformar a margem de lucro e trazer economia para o negócio. Uma opção para realizar essa gestão é a metodologia PVPS – Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair – que considera a data de validade dos produtos a informação mais importante, independentemente de quando os itens chegaram na farmácia.

De acordo com a Farmarcas, para que esse método seja eficiente, é preciso realizar dois tipos de conferências: a inicial, durante o recebimento dos produtos, e a periódica, quando as validades dos produtos são analisadas.

Vantagens do PVPS

O maior benefício é a garantia de que os produtos expostos estejam dentro do prazo de validade e sejam vendidos antes que ele expire. Assim, há uma diminuição de perdas de itens.

Como implementar a metodologia

O primeiro passo é contar com um sistema de gestão de estoque, o que facilita o controle da validade. Caso o sistema não ofereça esse tipo de ferramenta, vale a pena fazer o processo, mesmo que manualmente.

Na hora de organizar, deve-se colocar na frente os itens com validade menor, podendo inclusive optar por cestões e displays promocionais. Em alguns casos, vale a pena vender os produtos pelo preço de custo.

Outras dicas

Além da metodologia PVPS, existem outras formas de administrar o estoque da farmácia, como inventários periódicos (a cada três meses), controle de estoque de insumos da loja (sacolas, papel para bobina etc.), treinamentos para a equipe, metodologia da curva ABC, relatórios de vendas, entre outros.

Veja também: Modelo da Farmarcas leva digitalização 360º às pequenas e médias farmácias

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas.
SempreFort, unidade de negócios do grupo, funcionará em Dourados, anexa ao Comper da cidade.
Após recurso da empresa, a agência suspendeu a interdição, mas emitiu um alerta sobre os riscos de uma substância presente no produto.
Podem participar projetos já aprovados em leis federais de incentivos fiscais; as inscrições vão até 1º de maio.
Executivo chega para impulsionar as estratégias omnichannel da rede.
Evento reuniu, de forma online, todos os colaboradores da rede para um momento de reflexão e aprendizado.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo